Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/108
Título: Qualidade de vida de pacientes submetidos a artroplastia total do joelho
Autor(es): Matos, Marcos Antonio Almeida
Alencar, Paulo Gilberto Cimbalista de
Andrade, Marco Antônio Percope de
Aquino, Marcos de Amorim
Silva, Robson Rocha da
Palavras-chave: Artroplastia Total do Joelho
Gonartrose
Qualidade de vida
Data do documento: 4-Ago-2014
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Artroplastia Total do Joelho (ATJ) é recomendada para o alívio da dor e recuperação funcional de pacientes portadores de artrose avançada. A avaliação deste procedimento tem valorizado aspectos subjetivos e a percepção dos pacientes quanto a sua qualidade de vida (QV). Entretanto, as pesquisas recentes são representativos de países desenvolvidos e não traduzem a realidade brasileira. O Objetivo do estudo foi avaliar a QV em um grupo de pacientes submetidos a ATJ e compará-la a pacientes não operados. Foi realizado um estudo observacional transversal. Foram selecionados 118 pacientes, 60 submetidos a ATJ e 58 aguardando o procedimento. Os operados compuseram o grupo G1 e os não operados o G2. Estes foram submetidos a um questionário composto de dados clínicos e sócio-demográficos e pesquisa da qualidade de vida pelo WOMAC e SF-36. Na comparação foram utilizados os testes qui-quadrado e T de Student com de nível significância de 0,05. Interações foram observadas com análise multivariável. O G1 foi composto de 91,7 % de mulheres, com média de idade de 69,4 anos; o G2 foi composto de 84,5% de mulheres com média de idade de 63,4 anos. Em todos os domínios do SF-36 e WOMAC encontramos diferenças significativas especialmente na Capacidade Funcional SF-36. Na análise multivariável , o esforço físico na profissão apresentou interação significativa com o fator ser operado na resposta do WOMAC Global. Os domínios de QV avaliados pelo SF-36 e pelo WOMAC foram diferentes entre os operados e não operados, tais diferenças foram compatíveis com as encontradas em outros estudos. Observamos, em especial, que a Capacidade Funcional- SF-36 dos indivíduos não operados encontrou-se extremamente reduzida e abaixo da observada em outros estudos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/108
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBSON ROCHA DA SILVA.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.