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Título : Uso do painel de colaboração e visualização: possibilidades no ensino da ortopedia na escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Autor : Menezes, Marta Silva
Matos, Marcos Antonio Almeida
Silva, Mary Gomes
Aleluia, Iêda Maria Barbosa
Aguiar, Carolina Villa Nova
Costa, Antônio Carlos
Palabras clave : Painel de Colaboração e Visualização
OptIPortal
SAGE2
RNP
Telemedicina
Fecha de publicación : 18-oct-2017
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : INTRODUÇÃO. O ensino de disciplinas cirúrgicas no curso de Medicina envolve, além dos aspectos do conhecimento teórico, o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Recursos tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento de competências esperadas para o futuro médico. A possibilidade de participação presencial na sala cirúrgica é dificultada por questões diversas, que envolvem desde a biossegurança da equipe de saúde e dos pacientes até a limitada visualização do campo operatório. OBJETIVO. Avaliar a utilização do Painel de Colaboração e Visualização (PCV) como estratégia educacional, no ensino da ortopedia, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). MATERIAL E MÉTODOS. Foi realizado um estudo descritivo e analítico de desenho misto qualitativo e quantitativo e utilizado o software “Statistical, Package for Social Sciences” 21 (SPSS) para análise. No estudo, foi aplicada a amostra de conveniência de 40 estudantes cursando o fim do 7º semestre do curso de Medicina da EBMSP, que foram divididos em dois grupos (G1 e G2). As variáveis foram apresentadas sob a forma de estatística descritiva. A análise univariada das variáveis contínuas foi realizada utilizando o teste T de Student. O teste qui-quadrado foi utilizado na comparação das variáveis nominais. Um valor de probabilidade <0,05 foi considerado significativo. Para efeito de análise, a percepção da atividade foi realizada com abordagem qualitativa das respostas abertas dos estudantes, utilizando o modelo comparativo antes e depois de uma ação educacional. Os alunos foram divididos em dois grupos (G1 e G2) e submetidos a pré e pós-teste, idênticos para os dois grupos, com questões sobre o conteúdo abordado. Ao G1 foi aplicada uma estratégia educacional tradicional e para o G2 a aula foi utilizada com o recurso educacional do PCV, ministrada por especialista em ortopedia com experiência no tema. A aula do G1 utilizou apresentação em “PowerPoint” e imagens de figuras anatômicas, radiológicas e da cirurgia. A aula aplicada ao G2 (teste) utilizou o (PCV) para apresentação de vídeo de cirurgia, realizada em um hospital de Salvador, pelo mesmo especialista, com a concordância do paciente. A utilização do PCV permitiu que, de forma simultânea, fossem apresentados os vídeos, as imagens anatômicas, radiológicas e o texto. O trabalho foi aprovado pelo CEP da EBMSP. RESULTADOS. Na média de acertos após a aplicação da atividade educacional, o Grupo 2 apresentou médias mais elevadas de acertos que o Grupo 1, (16,8±1,05 vs 13,8 ± 2,40) com p<0,0001; o Grupo 2 apresentou menor média de erros (2,0±1,12 vs 3,2±1,41) com p< 0,0004 e menor média de “não sei” (2,0±1,14 vs 2,9±2,10) com p<0,008. A análise da percepção dos estudantes evidenciou boa aceitação do recurso educacional utilizado. CONCLUSÃO: A utilização do PCV no ensino de especialidade cirúrgica, no caso específico da cirurgia ortopédica, é um recurso didático válido, contribuiu para a retenção precoce do conteúdo abordado na aula, foi aceito e bem avaliado pelos estudantes.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/1627
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

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