Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/179
Título: Adiponectina: Caracterização, Ação Metabólica e Cardiovascular
Título(s) alternativo(s): Internacional Journal of Cardiovascular Sciences
Autor(es): Petto, Jefferson
Santos, Alan Carlos Nery dos
Motta, Marcelo Trotte
Teixeira Filho, Roberto Santos
Santo, Douglas Gibran Cerqueira do Espirito
Ribas, José Lázaro Lins
Ladeia, Ana Marice Teixeira
Palavras-chave: Adiponectina
Tecido adiposo
Metabolismo basal
Doenças cardiovasculares
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Nas últimas duas décadas, o entendimento da biologia do tecido adiposo sofreu mudanças revolucionárias, passando de principal sítio de armazenamento energético a importante órgão endócrino responsável pela produção e secreção de proteínas, peptídeos e não peptídeos bioativos. Dentre as proteínas secretadas pelos adipócitos, a adiponectina (APN) é a mais abundante, apresentando ações fisiológicas importantes no sistema cardiovascular e endócrino, envolvendo a sensibilização da ação insulínica e regulação do metabolismo energético corporal, incluindo o coração. Esta revisão tem por objetivo descrever a ação da APN sobre o sistema cardiovascular. Foram incluídos artigos originais realizados com animais ou humanos. Consultadas as bases de dados Pubmed e Medline entre os anos de 1994 e 2013. Não foram incluídos relatos de caso, estudos-piloto ou estudos de revisão. Utilizou-se como palavras-chave os descritores em ciências da saúde e MeSH específico para o Medline. Os cruzamentos realizados foram: Adiponectin AND Obesity, Adiponectin AND Metabolism e Adiponectin AND Cardiovascular Disease. Encontrados 303 artigos, excluídos 204 e selecionados 31 artigos que compuseram este estudo. No contexto geral desta revisão a APN apresenta efeitos anti-inflamatórios e ateroprotetores no tecido vascular e ainda ação sensibilizadora para a insulina nos tecidos envolvidos nos metabolismos glicídico e lipídico. Assim, é considerado biomarcador importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Descrição: Artigo de Revisão
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/179
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_jefferson_petto_ar_port (1)-adiponectina.pdf562,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.