Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/1846
Título: "Desenvolvimento de aplicativo para auxílio no tratamento de feridas associado ao processo de enfermagem"
Autor(es): Barbosa, Josiane Dantas Viana
Bispo, Tânia Christiane Ferreira
Souza, Amancio José de
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Queiroz, Paula Elis de Sousa
Palavras-chave: Processos de Enfermagem. Ferimentos e Lesões. Avaliação em Enfermagem. Informática em Enfermagem. Aplicativos Móveis.
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que orienta o cuidado e a documentação da prática deste profissional mundialmente. É uma forma sistemática e dinâmica de prestar os cuidados, essencial em todos os tratamentos, que orienta o raciocínio lógico, promovendo um cuidado humanizado e dirigido a resultados. O PE deve ser realizado em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado do enfermeiro, e a sua aplicação em um paciente é parte fundamental para um atendimento de qualidade. Na área acadêmica, a utilização de tecnologias aplicadas à educação contribui como facilitadora no processo de construção do conhecimento e serve como ferramenta para várias práticas de ensino. Neste contexto, surge a importância da abordagem e utilização dos recursos tecnológicos como forma de aprimorar os métodos já utilizados para um melhor preparo técnico-científico. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para auxílio no tratamento de feridas que reúna as etapas do Processo de Enfermagem e guie o profissional durante o tratamento de uma ferida. Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico para subsidiar a ideia do conceito proposto e sua relevância para os profissionais desta área. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de produção tecnológica sobre a formatação de aplicativo e transformado os resultados obtidos nesses processos em um produto com potencial de utilização prática. Discussão: Esse aplicativo em desenvolvimento visa auxiliar o tratamento de feridas associado ao Processo de Enfermagem e tem como diferencial unir as referências bibliográficas utilizadas pelos profissionais de forma dinâmica e didática, facilitando a compreensão por parte do usuário do processo, e fazendo com que o atendimento seja realizado de forma estruturada, fundamentada e respaldado juridicamente. Conclusão: A associação de processos de trabalho à informática e tecnologias existentes favorece um elo para o desenvolvimento de softwares e aplicativos de alta usabilidade, de fácil entendimento, rápidos, seguros, menos dispendiosos e mais modernos, que irão ajudar principalmente nas tomadas de decisões de forma rápida, clara e objetiva, facilitando a atuação do enfermeiro.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/1846
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.