Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/221
Título: Lipemia Pós-Prandial e Inflamação Subclínica em Mulheres Ativas que Utilizam Contraceptivo Oral
Título(s) alternativo(s): Internacional Journal of Cardiovascular Sciences
Autor(es): Petto, Jefferson
Silveira, Djeyne Wagmacker
Santos, Alan Carlos Nery dos
Seixas, Candice Rocha
Santo, Douglas Gibran Cerqueira do Espirito
Oliveira, Francisco Tiago Oliveira de
Luz, Cleber Santos
Ladeia, Ana Marice Teixeira
Palavras-chave: Exercício
Metabolismo basal
Hormônios
Prevenção primária
Dislipidemias
Data do documento: 3-Jun-2015
Resumo: Fundamentos: Mulheres em uso de contraceptivo oral combinado (COC) apresentam perfil lipídico de jejum, lipemia pós-prandial (LPP) e proteína C-reativa (PCR) maiores do que mulheres que não utilizam COC. O exercício físico apresenta bons resultados no controle lipídico e inflamatório. Objetivo: Comparar os valores do perfil lipídico de jejum, da LPP e da PCR entre mulheres ativas e irregularmente ativas em uso de COC. Métodos: Avaliadas 44 mulheres em uso de COC, da cidade de Salvador, BA, estratificadas em dois grupos: grupo ativo (GA; n=22) formado por mulheres fisicamente ativas e grupo irregularmente ativo (GIA; n=22) formado por mulheres irregularmente ativas. Nos dois grupos, após jejum de 12 horas, realizada a dosagem do perfil lipídico de jejum e da PCR. A seguir, as voluntárias ingeriram um composto contendo 25 g de gordura e foram dosados os triglicerídeos para verificar a LPP. Utilizado o teste de Mann-Whitney para comparação da LPP e PCR. Resultados: Os valores dos deltas dos triglicerídeos que representam a LPP respectivamente para o GA e GIA foram: 93±38,4 mg/dL vs. 163±49,6 mg/dL e 89±50,9 mg/dL vs. 156±47,6 mg/dL (p˂0,01). Os valores da PCR respectivamente para GA e GIA foram: 1,1 mg/L (0,4-2,1 mg/L) e 2,1 mg/L (0,8-3,4 mg/L) (p=0,04). Conclusão: Neste estudo, mulheres ativas em uso de COC apresentaram triglicerídeos e LDL de jejum, LPP e PCR significativamente menores que mulheres irregularmente ativas em uso de COC.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/221
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.