Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/224
Título: Eletroestimulação Transcutânea Parassacral para Bexiga Hiperativa Isolada em Crianças e Adolescentes. O papel da Constipação.
Autor(es): Barroso Júnior, Ubirajara de Oliveira
Nardi, Aguinaldo César
Bastos Netto, José Murillo
Reis, Helena França Correia dos
Santos, Adriana Saraiva Aragão dos
Freitas, Isabel Carmen Fonseca
Fonseca, Maria Luiza Veiga
Palavras-chave: Bexiga Hiperativa Isolada
Criança e Eletroestimulação Transcutânea
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) parassacral é um método eficaz para o tratamento da Bexiga Hiperativa (BH), além de melhorar os sintomas da constipação. Entretanto, ainda não é conhecido se a constipação per si é um fator de risco de falha para a resolução dos sintomas de BH após a TENS. Além disso é possível que a ação do TENS em relação à BH seja diretamente associada com a melhora da constipação. Objetivos: Avaliar a presença da constipação como fator prognóstico na resolução dos sintomas de Bexiga Hiperativa Isolada (BHI) em escolares tratados com TENS parassacral. Testar a hipótese de que o efeito da TENS parassacral na BHI seria devido ao fato de que a constipação é melhorada com este método. Materiais e Métodos: Estudo prospectivo de escolares com BHI, constipadas ou não, que foram submetidas a TENS parassacral. A melhora dos sintomas miccionais foi avaliada pela Escala Visual Analógica e o Critério Roma III foi usado para diagnosticar a constipação antes e após o tratamento. Os sintomas de urgência, urge-incontinência, Infecção do Trato Urinário (ITU), polaciúria, noctúria, manobras de contenção, enurese e constipação foram avaliados. Todos os pacientes foram orientados quanto à uroterapia padrão, exceto em relação ao tratamento da constipação. Além disso, nenhuma criança fez uso de medicamento anticolinérgico. Resultados: 51 crianças com BHI foram incluídas no estudo, tendo resolução completa dos sintomas em 25 (49%). Vinte e cinco crianças eram constipadas antes do tratamento e obtiveram resolução dos sintomas em 15 casos (60%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre idade, sexo e os sintomas urinários entre as crianças constipadas e não constipadas. Houve uma melhora na urgência, urge-incontinência e na realização de manobras de contenção nos dois grupos, porém não houve melhora significativa da enurese. Não houve diferença significante na resolução da BHI nas crianças constipadas ou não. A resolução da BHI não foi associada com a resolução da constipação e vice-versa. Conclusão: A presença de constipação antes do tratamento não foi associada a um pior prognóstico para a resolução de sintomas de BHI. A melhora da BHI não está associada a melhora da constipação com a TENS parassacral.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/224
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese. Fonseca. Maria Luiza Veiga da. 2016. 001. BAHIANA.pdfTese. Fonseca. Maria Luiza Veiga da. 2016. 001. BAHIANA.3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.