Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/232
Título: Sonhos de Alcoolistas em Fase de Abstinência: um Estudo Fenomenológico
Autor(es): Lima, Manuela Garcia
Castro, Menandro Celso de
Franco, Aicil
Pondé, Milena Pereira
Azevedo, Rodrigo Mauro Lacerda
Palavras-chave: sonhos
alcoolista
abstinência
fenomenologia
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Os problemas relacionados de maneira direta ou indireta ao uso do álcool são atualmente uma grande questão de saúde para o mundo. O alcoolismo e o alcoolista vem sendo estudado a longa data e nas mais variadas áreas do conhecimento, porém mesmo o estudo dos sonhos acompanhando a própria história do homem, pouco foi pesquisado quando o enredo onírico se tratava de um alcoolista. Esta constatação se torna mais rara quando o período estudado é a fase de abstinência alcoólica. Os poucos trabalhos nessa área tentam analisar os sonhos com categorizações prévias sem dar espaço para a subjetividade. Não foram localizados estudos que esta análise partisse de dentro para fora, ou seja, do próprio discurso do sujeito. Objetivo: Identificar os temas sonhados pelos alcoolistas abstêmios no consumo do álcool. Outros objetivos do presente estudo são: 1. Relacionar os sentimentos despertados nos sonhos com suas temáticas, 2. Identificar diferenças na tonalidade emocional dos sonhos com o passar das semanas de abstinência, 3. Identificar os ensinamentos retirados dos sonhos pelos participantes da pesquisa. Método: Foi escolhido o método qualitativo fenomenológico que utiliza o discurso dos participantes da pesquisa como veículo apropriado para abarcar as experiências e significados dos sonhos de alcoolistas abstêmios presentes na amostra. Resultados: Os temas mais comuns sonhados foram ambientes domésticos e questões relacionadas com o álcool, a tonalidade afetiva negativa esteve presente na maioria das vezes e ela foi sendo suavizada para uma tonalidade mais positiva com o passar das semanas. Foi identificado pelo participante da pesquisa o caráter pedagógico dos sonhos em diversas transcrições deste trabalho. Conclusões: O estudo identificou os temas ambiente familiar e questões relacionadas ao álcool como os principais sonhados. Os sonhos considerados de tonalidade negativa para os participantes foram os mais presentes. É possibilitou visualizar uma gradação nos sonhos de acordo com o período de abstinência que este participante estivesse vivendo, sendo mais intensos e emocionais nos momentos inicias, variando para sonhos mais racionais e de menor tom emocional em momentos posteriores da abstinência do álcool. Foi possível observar a função prospectiva desses sonhos e visualizar a possibilidade da utilização das lições retiradas dos sonhos para a resolução de importantes problemas na vida dos sonhadores que participaram deste estudo.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/232
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONHOS DE ALCOOLISTAS EM FASE DE ABSTINÊNCIA - UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.