Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/235
Título: Aplicativo mobile para identificação do risco de quedas em idosos
Autor(es): Leite, Handerson Jorge Dourado
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Freitas, Allan Edgard Silva
Sasaki, Adriana Campos
Matos, Marcos Antonio Almeida
Nuñez Filha, Maria Consuelo D´Almeida
Palavras-chave: Informática em saúde
sistemas de apoio a decisão
acidentes por quedas
idosos
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A queda pode ocorrer em qualquer fase da vida do indivíduo, porém é mais frequente na terceira idade, representando um alto impacto social e econômico ao país e ao mundo. É a maior causa de restrição de mobilidade e isolamento social desta população, cujos agravos podem contribuir para a morte. Hoje, o sistema de saúde pública incentiva amplamente os estudos científicos que perpassam pela compreensão das causas do cair do idoso, para que a prevenção efetiva deste episódio seja alcançada, diminuindo a demanda e os custos na saúde. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta eletrônica web mobile que auxilie os profissionais de saúde na avaliação do risco de quedas do idoso a partir de instrumentos adaptados para o português do Brasil, validados para a população idosa e com amplo uso na literatura. Método: Trata-se de um projeto de desenvolvimento de um protótipo, fundamentado no modelo Incremental do ciclo de vida de desenvolvimento de softwares, seguindo o protocolo PRAXIS como base para o processo de engenharia de software. A plataforma utilizada para o desenvolvimento do protótipo foi a plataforma Android e a linguagem JAVA. Resultados: Após análise dos critérios estabelecidos no estudo os instrumentos selecionados para o desenvolvimento do software foram o Índice Dinâmico da Marcha (Dynamic Gait Index-DGI), a Escala de Equilíbrio de Berg (Berg Balance Scale), o Levantar e Caminhar Cronometrado (Timed up and go-TUG) e o Índice de Equilíbrio de Tinetti (Performance Oriented Mobility Assessment-POMA). Os testes realizados após a finalização do software, apresentaram uma compatibilidade 100% com o referencial escolhido. Conclusão: O aplicativo desenvolvido durante o processo, apresentou-se versátil, rápido, possuindo os principais instrumentos validados na literatura brasileira, para identificar o risco de quedas em idosos, de fácil operação, gerando uma tendência positiva a aderência do profissional de saúde na sua utilização.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/235
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Consuelo.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.