Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/241
Título: Acurácia do CVMOB na avaliação postural em indivíduos com HAM/TSP.
Autor(es): Sá, Katia Nunes
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Conceição, Cristiano Sena da
Pereira, Olívia Santos
Patrício, Naiane Araújo
Palavras-chave: Postura
Software
Acurácia
HTLV
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Alguns softwares gratuitos para avaliação estática e dinâmica da postura estão disponíveis, porém não existem evidências sobre diferenças no emprego da fotogrametria e da videogrametria na avaliação da postural na condição de instabilidade postural. Objetivo: Verificar a acurácia do CvMob na avaliação bidimensional da postura de indivíduos com HAM/TSP. Métodos: Estudo de acurácia diagnóstica em indivíduos sintomáticos para HAM/TSP. Os participantes da pesquisa foram submetidos à análise postural computadorizada através dos Softwares SAPO® (estática) e CvMob (dinâmica). O SAPO® foi considerado o padrão-ouro. O indivíduo foi fotografado e filmado, na postura ortostática nas vistas lateral direita e esquerda. Foram avaliados os ângulos do alinhamento do corpo, do tronco, do joelho e do tornozelo. Para análise das variáveis foram comparados as médias dos ângulos encontrados no CvMob e o valor absoluto dos mesmos ângulos no SAPO® através do teste T não pareado, da correlação de Spearman (p<0,05) e calculados a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo. Para analisar o desempenho dos instrumentos foram analisadas as Curvas ROC. Resultados: A amostra final contou com 53 participantes, dos quais 66% eram do sexo feminino e a idade média foi de 52,1±11,3 anos. Na comparação das medidas angulares entre os dois sistemas observou-se alta correlação (r>0,800; p<0,001) entre os dois sistemas em todas as medidas e vistas. Observou-se que o ângulo do tornozelo na vista lateral esquerda apresentou as maiores variações entre os sistemas (SAPO®= 83,66±6,53; CvMob®= 83,57±5,88; p<0,001). A sensibilidade foi maior para o ângulo do tornozelo na vista direita (0,95) e a especificidade foi maior para o ângulo do corpo na vista direita (0,96). As Curvas ROC demonstraram alta sensibilidade e especificidade em todos os ângulos analisados, com exceção do ângulo do tornozelo em ambas as vistas. Conclusão: Estes dados evidenciam que as médias dos ângulos avaliados pelo CvMob são acuradas no diagnóstico postural e se correlacionam fortemente com os valores absolutos do SAPO® em todos os ângulos avaliados, com exceção do ângulo do tornozelo. CvMob pode ser utilizado para avaliar a postura em condições de saúde de instabilidade.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/241
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Naiane Patrício.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.