Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/250
Título : Intoxicaçoes exógenas agudas em crianças e adolescentes em um hospital público na bahia
Autor : Menezes, Marta Silva
Matos, Marcos Antonio Almeida
Andrade, Alcina Marta de Souza
Godoy, Ana Leonor Pardo Campos
Ramos, Regina Terse Trindade
Mendonça, Dilton Rodrigues
Palabras clave : Intoxicações agudas
Envenenamento
Acidentes
Crianças
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Introdução: A intoxicação aguda representa um dos principais acidentes na infância e configura-se como um importante problema de saúde pública pela alta frequência e relevante custo de atenção à saúde. Objetivos: Descrever as características clínico-demográficas das intoxicações agudas, identificando os principais agentes tóxicos. Métodos: Estudo de série temporal, descritivo, das intoxicações agudas em crianças de 0 a 14 anos, atendidas no Hospital Geral Roberto Santos e pelo Centro Antiveneno da Bahia, no período de 1º de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2012. A coleta de dados foi realizada nos prontuários e nas fichas de notificação, sendo estudadas as variáveis que compreenderam as características dos eventos e dos agentes tóxicos, a evolução clínica e os desfechos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e também foi realizada análise fatorial de correspondências múltiplas. Resultados: Foram registrados 657 casos, com predomínio na faixa etária até quatro anos (53,3%), no sexo masculino (53,4%) e na zona urbana (93%). A residência foi o local de maior frequência desses acidentes (73%) e a via de intoxicação foi a oral em 56,9% dos casos. As ocorrências foram acidentais em 92% dos casos e 5,8% foram por tentativas de suicídio. Entre os agentes tóxicos, predominaram os medicamentos (28,6%), animais peçonhentos (19,3%), animais não peçonhentos (10,2%), produtos domissanitários (9,0%) e raticidas (8,7%). Os medicamentos e os produtos domissanitários predominaram em crianças menores de cinco anos e os envenenamentos por animais peçonhentos na faixa etária de 5 a 14 anos. Foi observado aumento dos acidentes por raticidas em todo o período do estudo, com maior frequência em crianças de um a quatro anos e de 10 a 14 anos. A maioria dos casos foi caracterizada como leve (73,5%) e a cura foi confirmada em 98,3% dos acidentes. Cerca de 17,8% dos pacientes necessitaram de internamento e a letalidade foi baixa (0,5%). Conclusões: A intoxicação acidental é frequente em crianças até quatro anos, especialmente causada por medicamentos e domissanitários. Os animais peçonhentos foram os principais agentes que motivaram internamento. A maioria dos acidentes por raticidas foram por produtos clandestinos, sendo causa importante de tentativas de suicídio no início da adolescência. Estas intoxicações, entretanto, apesar das complicações observadas, apresentaram baixa letalidade.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/250
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FORMATADA (30 DE MARÇO 2015) - APÓS CORREÇÃO (BANCA + PÓS) - PDF.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.