Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2552
Título: perfil capilaroscópico de pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico com artropatia de jaccoud
Autor(es): Santiago, Mitermayer Barreto
Lima, Isabella Vargas de Souza
Robazzi, Teresa Cristina Martins Vicente
Cruz, Constança Margarida Sampaio
Fonseca, Emanuela Pimenta da
Palavras-chave: Lúpus eritematoso sistêmico. Artropatia de Jaccoud. Videocapilaroscopia.
Data do documento: 11-Jan-2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune que pode apresentar, assim como outras colagenoses, alterações nos vasos sanguíneos e essas podem ser avaliadas por uma técnica não–invasiva de análise do leito periungueal chamada capilaroscopia (CPU). Essa técnica tem sido uma ferramenta importante para diagnosticar a esclerose sistêmica (ES), inclusive fazendo parte dos novos critérios de classificação e para identificar indivíduos com fenômeno de Raynaud com maior risco para desenvolver a doença. O estudo da microvasculatura é de extrema relevância nas colagenoses, e sua análise permite realizar um diagnóstico diferencial de forma mais segura. Objetivo: Descrever a prevalência dos achados capilaroscópicos e perfil videocapilaroscópico de uma série de pacientes brasileiros com LES com Artropatia de Jaccoud (AJ) e investigar se o padrão de videocapilaroscopia (VCP) é diferente entre aqueles com a AJ comparados com os pacientes sem essa complicação. Estudar a associação de marcadores sorológicos com o exame de VCP. Material e Métodos: Foi realizada um estudo de série de casos, em que todos os pacientes foram submetidos a VCP, avaliação clínica e realização de exames laboratoriais. Na VCP foram definidos padrões capilaroscópicos como alterações menores, maiores e padrão esclerodérmico (SD). Ainda foram observados a presença de achados capilaroscópicos como: capilares alongados, tortuosidade aumentada, ectasia, plexo venoso proeminente, neoangiogênese, hemorragia e megacapilares. Resultados: Numa população de 113 com LES (67 sem AJ e 46 com AJ), todos do sexo feminino, foi observado alguma alteração ao exame de VCP em 89,40% deles, sendo que as “alterações inespecíficas” foram as mais prevalentes. Alterações menores foram vistas em 39 casos sem AJ (58,2 %) e 26 casos com AJ (56,5 %); alterações maiores em 21 (31,3 %) e 11 casos (23,9 %) e padrão SD em 02 (3,0 %) e 03 casos (6,5 %), respectivamente, não havendo diferença estatística entre os valores encontrados. Conclusão: A maioria dos pacientes com LES apresenta alterações ao exame de VCP, porém tal ferramenta não permite distinguir aqueles com ou sem AJ.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2552
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuela Pimenta.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.