Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2557
Título : Perfil cardiovascular de pacientes com acromegalia no estado da Bahia
Autor : Menezes, Marta Silva
Matos, Marcos Antonio Almeida
Andrade, Ana Cristina Oliveira
Kusterer, Liliane Elza Falcão Lins
Leão Junior, Daniel Garcia Moreno de Souza
Palabras clave : Acromegalia. Risco cardíaco na acromegalia. Echocardiograma na acromegalia.
Fecha de publicación : 8-nov-2017
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : A acromegalia é uma desordem endocrinológica rara, caracterizada por aumento da dosagem de GH (hormônio de crescimento) e IGF-1 (fator de crescimento insulina-símile) circulantes, com consequências em praticamente todos os sistemas do organismo humano, mas com especial predileção pelo sistema cardiovascular, pela consequente perda de sobrevida e qualidade de vida para os portadores da patologia. Objetivo: Descrever o perfil cardiovascular de pacientes portadores de acromegalia matriculados no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA). Casuística e Métodos: Trata-se de uma série de casos, descritiva correlacional, em que foram avaliados 37 pacientes portadores de acromegalia, cadastrados no CEDEBA, tendo sido realizados ecocardiograma transtorácico e duplex scan de carótidas, além de coletadas informações sociodemográficas e clínicas nos prontuários desses pacientes. Esses dados foram analisados e cruzados por meio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, IL,EUA), versão 14.0 for Windows. Resultados e Conclusão: Constatou-se que há um provável subdiagnóstico importante da patologia na Bahia e uma prevalência muito elevada de alterações clínicas e cardiovasculares na amostra estudada que pode ser atribuída ao controle hormonal inadequado de maior parte dos pacientes com a mensuração de IGF-1 no prontuário, refletindo a carência no fornecimento regular dos medicamentos para a patologia. Acromegálicos com diabetes apresentam maior prevalência de dilatação do ventrículo esquerdo, podendo representar pior prognóstico cardiovascular.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2557
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação final Daniel Leão 11.01.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.