Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/256
Título: Qualidade de vida e funcionalidade nos pacientes com desordens do manguito rotador
Autor(es): Castro, Martha Moreira Cavalcante
Matos, Marcos Antonio Almeida
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Oliveira, Luiz Antônio Alcântara de
Ulian, Vilson
Albuquerque, Ricardo de Almeida
Palavras-chave: Manguito rotador
qualidade de vida
questionários
escalas funcionais
Data do documento: 2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: As desordens do manguito rotador (DMR) despontam como as mais frequentes causas de dor no ombro. Caracterizam-se por dor e limitação para realização das atividades de vida diária (AVD`s), frequentemente acarretando incapacidade e perda funcional com consequente impacto negativo na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). Objetivo: Verificar se existe correlação entre os domínios da qualidade de vida e a funcionalidade nos pacientes com DMR assim como descrever a qualidade de vida e funcionalidade nessa população. Material e Métodos: Estudo do tipo transversal com 109 pacientes avaliados entre outubro 2013 e fevereiro 2014. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o questionário WORC, e as escalas UCLA e ASES para avaliação da funcionalidade. Resultados: Amostra de 73 mulheres e 36 homens (média de idade: 52,3 anos+12,8). O ombro avaliado foi o direito em 63 pacientes (57,8%). O WORC apresentou correlação positiva alta com as escalas UCLA (r= 0,73) e ASES (r= 0,77). Ao analisar o WORC verificou-se correlação mais forte com a UCLA no domínio “Trabalho” (r= 0,74), e menor no domínio “Esporte/Recreação” (r= 0,67). Quando comparado o WORC com a ASES identificou-se a maior correlação com o domínio “Trabalho” (r= 0,79) e menor correlação com o domínio “Emoções” (r= 0,64). Conclusões: Alterações na funcionalidade, frequentes nestas desordens, impactam na qualidade de vida em especial no domínio “Trabalho”.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/256
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.