Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2560
Título: EDUMICC - Aplicativo móvel para avaliação e tratamento das alterações miccionais
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virginia Silva Lordêlo
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Leite, Handerson Jorge Dourado
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Silva, Inayara Rosa Mascarenhas da
Palavras-chave: Incontinência urinária. Informática médica. Tecnologia da informação.
Data do documento: 12-Mai-2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Os aplicativos móveis vêm emergindo como uma ferramenta importante para a prática dos cuidados em saúde, através da telereabilitação. Fatores como acessibilidade, mobilidade, baixo custo e a capacidade contínua de transmissão de dados, são facilitadores do uso de aplicativos móveis nesse contexto. Já existem relatos na literatura dos benefícios desses dispositivos na educação do paciente, na intervenção clínica e na escolha terapêutica. Ainda existe uma lacuna na literatura quanto ao uso dos dispositivos nas alterações miccionais. Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis com uma interface à web visando à avaliação, o tratamento e o monitoramento de alterações miccionais à distância, denominado EDUMICC. Desenvolvimento: O projeto foi baseado na metodologia de Scrum para gerenciamento de softwares. Reuniões periódicas ocorriam para que fosse discutido o conteúdo do aplicativo. As necessidades dos clientes foram listadas, a partir daí ocorreu à fase de prototipação das telas, para depois serem programadas. O desenvolvimento do software ocorreu em três etapas: 1) planejamento/ projeto informacional que culminou na ideia do produto; 2) projeto de concepção, que possibilitou o desenvolvimento do conceito do produto; e 3) modelagem, essa fase realizou um protótipo do software. O EduMicc® está disponível no sistema operacional Android, na versão em português e inglês, e publicado no Google Play Store. Resultados: O aplicativo desenvolvido possui uma tela inicial para cadastro do paciente, seguido da escolha da quantidade de dias para realizar o diário miccional. Para cada informação quanto à micção, perdas, proteção e ingestão existem telas interativas que são salvas e registradas. É através do código do terapeuta, que as informações preenchidas no diário são disponibilizadas para o terapeuta na plataforma web, fornecendo informações necessárias para a proposta da intervenção. O tratamento proposto é baseado na terapia comportamental, que consiste na programação de alarmes miccionais e de ingestão de líquidos. Possibilitando a comunicação terapeuta – paciente (por um monitoramento dinâmico) sem a necessidade de um contato presencial. Conclusão: O EduMicc® é um software único no mercado que possibilita a interação terapeuta-paciente via web de uma forma personalizada. É uma ferramenta móvel que contribui para a avaliação, monitorização e tratamento de pacientes de longa distância com a proposta de facilitar a interação profissional-paciente e consequentemente reduzir tempo e custos para ambos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2560
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PRONTA- Inayara.docx2,13 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.