Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2573
Título: Desfechos clínicos de pacientes com tuberculose latente acompanhados em um centro de referência em Salvador
Autor(es): Cruz, Constança Margarida Sampaio
Andrade, Bruno de Bezerril de
Neves, Margarida Celia Lima Costa
Araújo, Nélia Claudia Neri
Palavras-chave: Tuberculose latente. Tuberculose pulmonar. Tratamento tuberculose latente.
Data do documento: 19-Jul-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Em 2016 foram diagnosticados e registrados 66.796 casos novos de tuberculose(TB), sendo que 4,5 mil pessoas morreram de tuberculose no Brasil. A investigação de tuberculose e tuberculose latente (TBL) em população com maior risco de adoecimento permite tanto o diagnóstico precoce como a prevenção do adoecimento, interferindo, assim, na cadeia de transmissão da doença. Objetivo: Descrever os desfechos clínicos de contatos de pacientes com tuberculose acompanhados em um centro de referência para tratamento de tuberculose na cidade de Salvador-BA. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo incluindo 495 contatos de pacientes com diagnóstico de tuberculose, acompanhados no período de 2009 a 2016, sendo que 20 indivíduos tiveram diagnóstico de tuberculose na avaliação inicial, 40 não retornaram com resultado do PT e foram excluídos da coorte. Resultados: 435 retornaram com resultado da prova tuberculínica, dos quais 301 (69%) apresentaram área de enduração maior que 5mm. Houve perda de seguimento de 28 indivíduos que não realizaram teste de viragem tuberculínica. 106 realizaram a segunda prova tuberculínica, dos quais 40 (37,7%) apresentaram uma área de enduração 10mm maior que primeira e 66 (62,2%) não tiveram a viragem tuberculínica, perfazendo um total de 341 indivíduos diagnosticados como portadores de TBL. Duzentos e quarenta e quatro indivíduos (72% da população de contatos com TBL) foram tratados com isoniazida por 6 meses e 97 não foram tratados. Quatro indivíduos do grupo não tratado desenvolveram TB ativa, enquanto somente 1 indivíduo do grupo tratado desenvolveu a doença (Razão de risco: 10,06 [IC 95% 1,14- 88,9]). Conclusão: A incidência de tuberculose é dez vezes maior entre os contatos com TBL não tratados, e a investigação e tratamento desta população pode contribuir de forma decisiva para a redução da incidência e efetivo controle da tuberculose.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2573
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese Néliacorreção1 (1).doc8,73 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.