Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2576
Título: Lesão renal aguda e tempo de permanência de idosos em centro de terapia intensiva
Autor(es): Cruz, Constança Margarida Sampaio
Garcia, Maristela Magnavita Oliveira
Magalhães, Manuela Oliveira de Cerqueira
Moura Júnior, José Andrade
Melo, Ailton de Souza
Pinheiro, Igor de Matos
Peixoto, Josecy Maria de Souza
Palavras-chave: : Lesão Renal Aguda. Tempo de permanência. Idosos. Unidade de terapia intensiva. Sepse.
Data do documento: 15-Mai-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O envelhecimento é relacionado ao aumento da morbidade e crescentes taxas de internação hospitalar no Centro de Terapia Intensiva (CTI), com maior tempo de permanência, muitas vezes associado à lesão renal aguda e sepse. Objetivo: Avaliar a associação entre lesão renal aguda (LRA) e longa permanência de idosos internados em CTI; estabelecer preditores de longa permanência e verificar o efeito modificador da presença de sepse associada à LRA no tempo de internamento. Métodos: Estudo de coorte envolvendo 167 idosos internados em CTI, avaliados de janeiro de 2010 a janeiro de 2011. Os dados clínicos, sociodemográficos e laboratoriais foram coletados no momento da admissão (permitindo o cálculo do escore de APACHE II, diagnóstico de sepse e estadiamento da LRA de acordo com o RIFLE), diariamente, até ocorrência de LRA, alta da CTI ou óbito, tendo o tempo de permanência em CTI como desfecho. Foram excluídos aqueles com tempo de permanência inferior a 24 horas e com diagnóstico de morte encefálica. Resultados: Do total de pacientes, 95(56,89%) permaneceram internados por tempo igual ou superior a 5 dias. Dos que tinham LRA, 67,6% tiveram tempo de internamento superior a 5 dias versus 38,7% dos pacientes sem LRA; RR = 1,74; IC a 95% (1,55-4,13). Os portadores de LRA, que desenvolveram sepse, tiveram 2,78 (IC a 95%: 1,10-7,09) vezes mais chances de permanecerem internados por cinco dias ou mais, mesmo após ajuste de confundidores. Conclusão: Idosos internados em CTI ao desenvolverem LRA, apresentaram um incremento no risco de longa permanência.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2576
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josecy Peixoto.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.