Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2579
Título: Qualidade da atenção pré-natal de baixo risco em Salvador - Bahia
Autor(es): Brito, Sara dos Santos
Almeida, Lilian Conceição Guimarães
Menezes, Marta Silva
Machado, Márcia Sacramento Cunha
Lima, Bruno Gil de Carvalho
Galvão, Luis Carlos Cavalcante
Rocha, Sara dos Santos
Palavras-chave: Avaliação. Cuidado pré-natal. Sistemas de informação.
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A assistência pré-natal adequada visa ao melhor acompanhamento da saúde do binômio mãe/filho, além de ser considerada uma das ações de saúde para redução da mortalidade materno-infantil. Os dados do sistema de informação utilizado para o monitoramento dessa assistência devem ser avaliados periodicamente. Objetivos: Avaliar a qualidade da assistência pré-natal de baixo risco no município de Salvador no período de 2014 a 2016. Verificar as discordâncias entre as informações do cuidado pré-natal obtidas nos prontuários físicos e através do Sisprenatal Web de um distrito sanitário do estudo municipal. Material e Métodos: Estudo transversal sobre qualidade da assistência pré-natal da cidade de Salvador-Bahia, das informações coletadas no sistema nacional de informação da assistência pré-natal – Sisprenatal Web – de 2014 a 2016. A análise da qualidade da assistência pré-natal foi realizada com base nos parâmetros estabelecidos por programas do Ministério da Saúde do Brasil, baseados em diretrizes internacionais. Dados dos prontuários físicos de um território distrital foram coletados e estudados pelos mesmos parâmetros. Descrição dos dados demográficos e dos parâmetros assistenciais foi realizada nos dois bancos de dados – Sisprenatal Web e prontuários físicos – e a qualidade da assistência classificada como adequada, intermediária ou inadequada. A classificação da qualidade foi estabelecida mediante o cumprimento dos seguintes critérios: adequada (início do pré-natal até 16 semanas; acesso a seis ou mais consultas; cinco ou mais registros de peso e um registro de exames na primeira consulta e na 30ª semana); intermediária (início do pré-natal de 17 a 28 semanas; três a cinco consultas; três ou quatro registros de peso; um registro de exames na primeira consulta e ausência de registro na 30ª semana; e demais condições); inadequada (início do pré-natal acima de 28 semanas; acesso a menos de três consultas; dois ou menos registros de peso e nenhum registro de exames). Resultados: Foram analisados dados obtidos do Sisprenatal Web de 205 gestantes. A adequação da assistência, de acordo com os critérios analisados, foi classificada como intermediária; a maioria das gestantes teve pré-natal iniciado até 16 semanas (63,2%), acesso a menos de três consultas (82,6%), dois ou menos registros de peso (82,6%) e mais de 95% com nenhum registro de exames na primeira consulta e trigésima semana. A análise dos prontuários físicos do distrito apresentou melhores resultados em relação aos do Sisprenatal Web para número de consultas, consulta puerperal e acesso aos exames. Conclusões: A assistência pré-natal de baixo risco em Salvador apresentou qualidade Intermediária, de acordo com as informações do Sisprenatal Web. O Sisprenatal Web não refletiu a real situação da assistência ofertada às gestantes, observada nos prontuários físicos do Distrito Sanitário Boca do Rio, exceto para o início do pré-natal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2579
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Final julho 2018 revisada e com os anexos Profª Sara.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.