Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2584
Título: Composição corporal segmentar em mulheres com incontinência urinária
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virginia Silva Lordêlo
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Eickemberg, Michaela
Santos, Carina Oliveira dos
Brito, Milena Bastos
Reis, Helena França Correia dos
Gomes, Marcius de Almeida
Ferreira, Roseny Santos
Palavras-chave: Impedância bioelétrica. Incontinência urinária. Composição corporal.
Data do documento: 21-Mai-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A obesidade é um fator de risco para a incontinência urinária (IU) e a hipótese desse estudo é de que a distribuição não igualitária da taxa de gordura nos diferentes segmentos corporais tem associação com este tipo de incontinência. Objetivo: Determinar a associação da composição corporal segmentar com a IU através da bioimpedância elétrica, descrever o perfil da composição corporal segmentar de mulheres com IU e determinar a associação do sobrepeso/obesidade e IU. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com mulheres adultas. Foram incluídas mulheres entre 20 e 65 anos, não grávidas, sem comorbidades neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas ou cardiológicas. Para determinar a presença de IU foi utilizado o International Consultation on Incontinence Questionnaire Short-Form (ICIQ-SF). Para determinar a composição corporal segmentar foi utilizado bioimpedância elétrica (BIA) segmentar. A análise estatística foi utilizado o teste T Student Independente para comparação das médias da composição corporal entre os grupos e regressão logística multivariada para testar associação entre a composição corporal e IU. Resultados: A amostra foi constituída de 62 mulheres com média de idade 34,4±11,6 anos, das quais 27(44,4%) apresentavam IU. Destas, 55,6 % eram nulíparas e possuíam Índice de Massa Corporal (IMC) com 25,1±4,2Kg/m2 semelhante ao grupo de mulheres continentes que apresentaram IMC de 23,6±3,9Kg/m2 (p=0,16). Os dados sociodemográficos e obstétricos são semelhantes entre os grupos de mulheres continente e incontinentes. Nos parâmetros de gordura corporal segmentar e da gordura visceral foram encontrados maiores índices no grupo incontinente (p<0,05). Nestas mulheres o percentual de gordura corporal foi de 33,9±8,1, o nível de gordura visceral correspondeu a 10,5±5,4Kg e a circunferência de cintura a 77,9±11,2cm. No modelo final da análise multivariada, o nível de gordura visceral foi a única variável independente na influência da IU com B =1,13 e p = 0,027. Conclusão: Há associação do nível de gordura visceral avaliada pelo método BIA e incontinência urinária em mulheres adultas jovens, sendo mais evidente nas participantes com sobrepeso e obesas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2584
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseny Santos Ferreira.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.