Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/258
Título : Caracterização do quadro evolutivo da função respiratória dos pacientes com esclerose lateral amiotrófica
Autor : Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Filho, Jamary de Oliveira
Santos, Gláucia da Silva
Palabras clave : Esclerose Lateral Amiotrófica
Função Respiratória
Capacidade Funcional
Qualidade de Vida
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Introdução: A Esclerose Lateral Amiotrófica é a forma mais comum das doenças do neurônio motor caracterizada pela perda progressiva de motoneurônios. As alterações clínicas decorrentes da ELA irão comprometer funcionalmente o sistema motor e respiratório do paciente. Objetivo: Caracterizar o quadro evolutivo da função respiratória dos pacientes com a Esclerose Lateral Amiotrófica espinhal e bulbar. Casuística e métodos: trata-se de uma coorte prospectiva cujo desfecho primário é a caracterização clinica e funcional da ELA, recrutados de um ambulatório assistencial. Para avaliação funcional respiratória foi realizada as medidas da capacidade vital, do pico de fluxo expiratório e da avaliação da força muscular. Para a avaliação da capacidade funcional foi aplicada a escala Revised Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale-BR e a escala Amyotrophic Lateral Sclerosis Assessment Questionnaire para a avaliação da qualidade de vida. Resultados: A amostra foi composta por 17 pacientes na primeira avaliação da coorte, que apresentaram uma média de idade para os pacientes com a ELA da forma espinhal de 51,00±9,00 anos. Os pacientes com a forma espinhal da doença apresentaram em todas as avalições as médias da capacidade vital forçada e da pressão expiratória máxima maiores que as observadas nos pacientes com a forma bulbar da doença. Conclusão: Os pacientes com a forma bulbar da Esclerose Lateral Amiotrófica apresentavam maior comprometimento de todos os parâmetros da função respiratória quando comparados aos pacientes com a forma espinhal da doença.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/258
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Disertac_a_o Gla_ucia da Silva 11 marc_o_22_03.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.