Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2603
Título: Avaliação do diagnóstico sorológico da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas tipos 1 e 2
Autor(es): Castro Filho, Bernardo Galvão
Santos, Fred Luciano Neves
Silva, Carlos Gustavo Regis da
Silva, Nanci Ferreira da
Ferraro, Geraldo José Argolo
Souza, Amâncio José de
Brito, Vanessa da Silva
Palavras-chave: HTLV. Diagnóstico sorológico. Desempenho. Acurácia.
Data do documento: 20-Jul-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O diagnóstico da infecção pelo HTLV pode ser realizado através de testes de triagem, seguidos de testes confirmatórios sorológicos e testes moleculares. Devido à heterogeneidade do desempenho relatado pelos testes para triagem para esta infecção e a necessidade de uma avaliação sistemática dos testes comerciais, este estudo tem o objetivo de analisar a acurácia diagnóstica dos testes comerciais de triagem e avaliar os testes confirmatórios sorológicos. Neste estudo de acurácia diagnóstica de fase II, utilizou-se 416 amostras anonimizadas de biorepositório, formando um painel de estudo. Foram avaliados os testes comerciais de triagem sorológica Gold ELISA HTLV-1/2, ELISA Murex HTLV-1/2, SYM Solution anti-HTLV-1/2 e Architect rHTLV-1/2, e os testes confirmatórios comerciais WB 2.4 e INNO-LIA. Todos testes de triagem mostraram 100% de sensibilidade e especificidade > 90% nos testes de ELISA e 98,1% no chemiluminescence immuno assays (CLIA). Os valores do parâmetro area under the curve (AUC) foram> 97%. O parâmetro odds ratio diagnóstico (ORD), revelou valores altos para os testes de triagem. O teste INNO-LIA classificou 85% das amostras de resultado indeterminado no WB, demonstrando boa capacidade discriminatória. Concluímos que os testes comerciais para triagem sorológica para HTLV-1/2 usados no Brasil são seguros para detecção desta infecção. Sendo o teste Gold HTLV-1/2 o que possui os melhores parâmetros de desempenho entre os testes ELISA. No entanto, quando o CLIA é analisado em conjunto, o Architect rHTLV-1/2 apresentou o maior desempenho dentre os testes de triagem. O teste INNO-LIA é a melhor escolha dentre os testes confirmatórios sorológicos. São necessários mais estudos de acurácia diagnóstica dos testes de triagem para HTLV-1/2 empregando RV, ORD e AUC como parâmetros de análise do desempenho, especialmente no Brasil que apresenta taxas elevadas dessa infecção, em especial para os testes Gold ELISA e SYM Solution.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2603
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA BRITO Versão Final.pdf9,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.