Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/264
Título: Estratificação de Lesões Mamárias Suspeitas (BIRADS ® 4) por Critérios de Ressonância Magnética: Desempenho do Estudo Contrastado Dinâmico e Sequência Ponderada em Difusão.
Autor(es): Rocha, Mário de Seixas
Barros, Alfredo Carlos Simões Dornellas de
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Cruz, Constança Margarida Sampaio
Machado, Luiz Eduardo
Barroso Júnior, Ubirajara de Oliveira
Almeida, Joao Ricardo Maltez de
Palavras-chave: diagnóstico
ressonância magnética
câncer de mama
difusão
patologia
Data do documento: 2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Fundamento: ainda que a ressonância magnética (RM) tenha indicações estabelecidas para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, a sua acurácia em estratificar lesões consideradas suspeitas (categoria 4), por critérios do American College of Radiology Breast Imaging Reporting and Data System (ACR BI-RADS®), ainda não foi determinada. Objetivo primário: investigar se a RM pode adequadamente subcategorizar as lesões suspeitas por critérios do ACR BI-RADS®, em moldes similares àqueles prescritos para mamografia e ultrassonografia. Objetivos secundários: avaliar o ganho incremental proporcionado pela sequência ponderada em difusão ao estudo contrastado dinâmico (ECD); analisar a performance da difusão em diferenciar as lesões de acordo com a classe patológica de risco; avaliar a concordância entre os examinadores. Métodos: a amostra foi composta por 83 participantes, que apresentaram 103 lesões, e foram examinados entre novembro de 2009 e dezembro de 2013. Dois radiologistas reanalisaram os exames e subcategorizaram os achados em 4A, 4B e 4C, registrando ainda os valores do coeficiente de difusão aparente (apparent diffusion coefficient – ADC). As variáveis foram estratificadas e submetidas a análises univariadas, sendo posteriormente inseridas em dois modelos multivariados preditivos, que foram utilizados para a construção de curvas de característica de recepção do operador (receiver operating characteristic – ROC), as quais foram comparadas pela área sob a curva (area under the curve – AUC). Os valores preditivos positivos (VPPs) de cada subcategoria e dos pontos de corte do ADC foram calculados. A concordância interexaminador foi testada pela estatística kappa. Resultados: quarenta e quatro achados suspeitos (42,7%) foram comprovadamente malignos. Todas as variáveis preditoras foram significativas em análises univariadas (p < 0,01), exceto por idade (p = 0,08), e as medidas de ADC foram eficazes em diferenciar lesões por classe patológica de risco [F (2; 44,95) = 11, 07 e p < 0,01]. Os modelos de regressão logística sem e com valores de ADC não demonstraram diferença estatisticamente significativa (p = 0,09), mas aquele que os incluiu foi considerado mais adequado (AUC = 0,89; IC 95%: 0,82 – 0.95 contra AUC = 0,85; IC 95%: 0,78 – 0,93). Os VPPs aumentaram progressivamente em cada subcategoria do BI-RADS® (4A = 0,15; 4B = 0,37; 4C = 0,84), com valores de ADC < 1,10 x 10-3mm2/s demonstrando VPP também elevado (0,77). A concordância entre os examinadores foi substancial: kappa = 0,80 (IC 95%: 0,70 – 0,90; p < 0,01). Conclusão: a estratificação de risco para achados suspeitos (categoria 4) pode ser realizada de maneira satisfatória por RM com ECD padrão, com indícios de melhor performance após introdução dos valores de ADC.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/264
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.Almeida.João Ricardo Maltez de.2015.001.BAHIANA.pdfTese.Almeida.João Ricardo Maltez de.2015.001.BAHIANA.17,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.