Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2918
Título: Avaliação in vitro do potencial antitumoral de extratos e substâncias isola-das de uma planta da Caatinga X
Autor(es): Silveira, Adrieze da Costa; Souza, Amancio José de
Palavras-chave: Atividade antitumoral, Bioprospecção, Câncer, Melanoma muri-no, B16-F10, Planta X.
Data do documento: 10-Nov-2018
Resumo: O câncer é uma doença que tem como característica principal o crescimento de-sordenado de células que podem invadir órgãos e tecidos produzindo tumores que induzem transtornos funcionais e metabólicos, podendo levar o indivíduo ao óbito rapidamente. A quimioterapia antitumoral é uma das principais formas de tratamento do câncer, porém apre-senta limitações como frequentes casos refratários e efeitos tóxicos sistêmicos aos pacientes. O desenvolvimento de drogas mais eficientes contra o câncer é fundamental e a bioprospec-ção é uma abordagem extremamente importante para esta finalidade. A planta X encontrada na Caatinga, dentre outros biomas, pertence à família das Leguminosas, e utilizada para fins terapêuticos devido à presença de alcaloides indólicos, taninos e outros compostos usados como fitoterápicos. A diversidade de compostos úteis presentes na planta, principalmente a fração antioxidante, sugere um potencial para a descoberta de substâncias com atividade anti-tumoral. Sob esta perspectiva, utilizou-se uma linhagem celular de melanoma murino (B16-F10) com o intuito de avaliar extratos e substâncias isolados da espécie X quanto à atividade antitumoral. Células cultivadas in vitro foram incubadas com extratos, fração alcaloide e subs-tância obtidos da planta para avaliar impacto na proliferação celular. Resultados preliminares demonstram que extratos U8, U9 e U17 obtidos da planta exibem baixa atividade supressora do crescimento das células B16-F10 in vitro.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2918
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adrieze_Silveira.pdf619,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.