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Título: Análise de estratégia para desenvolvimento de habilidade de comunicação de más-notícias na formação de profissionais de medicina
Autor(es): Menezes, Marta Silva
Silva, Mary Gomes
Aguiar, Carolina Vila Nova
Aleluia, Iêda Maria Barbosa
Rabelo, Lísia Marcílio
Oliveira, Mônica da Cunha
Palavras-chave: Estudantes de Medicina. Formação Médica. Habilidade de Comunicação.
Data do documento: 27-Abr-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em medicina preconizam que as escolas médicas devem oferecer aos graduandos formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Assim, para a formação de um profissional médico deve-se estar atento, não apenas para o perfil técnico e as habilidades para realização de procedimentos, mas as questões relacionadas ao comportamento humano. Nesse contexto destaca-se que as habilidades comunicacionais são fundamentais e entende-se que possam ser desenvolvidas para que o profissional médico possa agir com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade, a compreensão, a autonomia e a segurança da pessoa sob cuidado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes de medicina sobre utilização do protocolo SPIKES para o desenvolvimento de habilidades de comunicação para más notícias. Trata-se de um estudo analítico descritivo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 20 estudantes que compuseram o grupo de Médicos Simulados (MS), estudantes do segundo ano do curso de Medicina, de uma instituição privada, localizada na cidade de Salvador-BA. Os dados foram obtidos a partir de um questionário composto por questões fechadas e abertas, e da observação direta participante. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em quatro momentos, entre os meses de julho e agosto do ano 2016. No primeiro, denominado preparatório, aconteceu no período 21 dias antes da primeira consulta simulada. O segundo, a primeira consulta simulada. No terceiro aconteceu a capacitação do SPIKES. No quarto, a segunda consulta simulada. Foram aplicados os questionários após termino do segundo, terceiro e quarto momentos. Este estudo foi cadastrado na Plataforma Brasil e autorizado através do parecer nº803895. O tratamento e análise dos dados foram guiados pelas etapas de análise temática, teorizada por Bardin, aplicadas em três momentos distintos: referente a primeira consulta, a avaliação da capacitação e a avaliação da segunda consulta por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa da pesquisadora, sendo validada pela mesma. Após tratamento dos dados emergiram as seguintes categorias temáticas, nos três momentos distintos: referente a primeira consulta - aprendizagem reflexiva, sentimentos e relação médico-paciente; referentes a avaliação da capacitação - aprendizagem reflexiva, sentimentos, relação médico-paciente, aprendizagem técnica, aproximação com a realidade, impossibilidade de reproduzir a realidade e limitações; e referente a segunda consulta - aprendizagem reflexiva, sentimentos, relação médico-paciente, aprendizagem técnica, limitações e perspectivas. As três primeiras categorias, descritas na primeira consulta aparecem nos três momentos e representam a realidade do dia-a-dia da prática médica. Destas, ressalta-se a categoria sentimentos que incidiu na primeira consulta com dezessete núcleos de sentido. Seguida a aprendizagem significativa, na segunda consulta, com quinze núcleos de sentido. Neste estudo foi possível analisar a percepção de estudantes de medicina, do segundo ano, sobre a utilização do protocolo SPIKES. Foi verificado que a utilização desse pode sensibilizar e instrumentalizar profissionais em formação, para emissão de más notícias. Em cada categoria pode ser identificada, nos MS, o surgimento de um recurso possível de suavizar as tensões e dificuldades oriundas do momento da emissão da má notícia.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2921
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