Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2923
Título: Avaliação da regra dos noves, Lund Browder e análise digital de imagens para a estimativa de superfície corpórea queimada
Autor(es): Barroso Júnior, Ubirajara de Oliveira
Cunha, Marcelo Sacramento
Campos, José Humberto Oliveira
Torres, André Leal Gonçalves
Meneses, José Valber Lima
Figueredo, Adson Andrade de
Palavras-chave: Queimaduras. Lund Browder. Regra dos Noves. Estimativa Superfície Corpórea Queimada. Image J. Planificação 2D.
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Os dois principais métodos para o cálculo da Superfície Corpórea Queimada (SCQ) são: o gráfico de Lund-Browder (LB) e a Regra dos Noves (R9), no entanto estas estimativas são subjetivas, imprecisas e podem complicar o tratamento com uma hidratação excessiva ou insuficiente. Objetivo: Comparar as medidas de estimativa de SCQ através da Regra dos Noves e Lund-Browder correlacionando com a estimativa de SCQ a partir da planificação de imagens duas dimensões (P2D); analisar a concordância, acurácia, sensibilidade e especificidade das estimativas da R9 e LB em relação estimativa da P2D através da classificação do paciente em pequeno, médio e grande queimado, validar o método de planificação 2D para análise de SCQ. Método: Estudo transversal, observacional, com 118 pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado da Bahia 2 (CTQ-HGE2) no período de maio a dezembro de 2017. Após avaliação dos critérios de inclusão e exclusão, os pacientes selecionados tiveram suas áreas queimadas fotografadas e planificadas em 2D e analisadas por 3 grupos distintos. O primeiro grupo R9A foi composto por cirurgiões e anestesistas e avaliou a SCQ a partir da Regra dos Noves. O segundo grupo analisou as imagens utilizando o Gráfico Lund-Browder sendo composto por Cirurgiões Plásticos e Residentes de Cirurgia Plástica. O terceiro grupo foi formado por pesquisadores treinados na P2D. A concordância entre as diferentes medidas da SCQ quanto a gravidade foi feita pelo coeficiente de Kappa de Fleiss e as comparações das medidas de SCQ foi realizada pelo teste de Spearman. Para verificar o quanto as médias das medidas de SCQ estavam distantes foi realizada a subtração da mediana da medida padrão chamada Superfície Corpórea Queimada-Padrão (SCQ-PAD) em relação as demais medianas (R9A, LB). Resultados: para pacientes pequenos queimados houve maior concordância entre SCQ-PAD e o grupo LB (98,2%), enquanto para pacientes grandes queimados houve maior concordância entre SCQ-PAD e LB (94,1%). A sensibilidade para todos os grupos foi de 98%. A especificidade (70%) e acurácia (84%) foram melhores no grupo LB. A análise das relações entre as medidas SCQ e SCQ-PAD demonstraram forte correção: LB (r=0,9346), R9A (r=0,8794). A partir da diferença entre SCQ-PAD e as medidas de SCQ, evidenciou-se que ocorreu uma superestimativa da média de LB em cerca de 1,9% (DP=2,1%); R9A=3,2% (DP=2,6%). Ao simular a hidratação utilizando a Fórmula de Parkland foi observado uma superestimativa de volume de cerca de 44,1% entre os cálculos de R9A e SCQ-PAD. Conclusão: O gráfico de Lund Browder apresentou alta sensibilidade, especificidade e acurácia além da menor superestimativa em relação a medida padrão SCQ-PAD. Houve forte correlação entre as medidas LB, R9A e a medida padrão SCQ-PAD. A planificação 2D se mostrou precisa na avaliação da SCQ e poderá ser usado para avaliação de novas tecnologias como a mensuração por 3D da SCQ.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2923
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL ADSON FIGUEREDO (1) (1).pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.