Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2925
Título: Avaliação das fases do estresse e qualidade do sono em indivíduos com dor crônica
Autor(es): Castro, Martha Moreira Cavalcante
Powell, Vania Maria Bitencourt
Kraychete, Durval Campos
Sá, Katia Nunes
Gonçalves, Marcela Cavalcante dos Santos
Palavras-chave: Dor Crônica. Estresse. Sono. Prejuízos.
Data do documento: 18-Mai-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Dor crônica é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional. O objetivo deste trabalho é descrever as fases do estresse e a qualidade do sono de pacientes com dor crônica. Como objetivos secundários, conhecer quais são os principais prejuízos presentes nesses pacientes e testar se esses prejuízos têm associação com as diferentes fases do estresse. Estudo descritivo transversal. A investigação foi feita no ambulatório de dor do Complexo HUPES – Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos – Salvador-Bahia, e a coleta de dados aconteceu entre março de 2016 e novembro de 2017. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário para caracterização dos sujeitos; Escala Numérica de Dor (EN); Mini-Sleep Questionnaire (MSQ) e Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP (ISSL). Foram avaliados 140 pacientes com idade de 24 a 70 anos, média 49,6 (10,4), sendo 88,6% do gênero feminino e 11,4% do gênero masculino. Prevalência maior de pacientes casados, que possuem religião, escolaridade de 2º grau completo, e a maior etnia encontrada foi a de pardos. A maioria dos pacientes apresentou distúrbio severo do sono, e, quando avaliados, a quase totalidade dos sujeitos apresentava presença de estresse, a maior parte deles encontrava-se, pelo ISSL, na fase da Resistência, seguidos da fase de quase-exaustão. O maior prejuízo encontrado na amostra é aquele relacionado ao trabalho, seguido dos prejuízos referentes ao movimento, padrão do sono, atividades realizadas no domiciliar e no lazer, sexual, além de prejuízos referidos ao padrão alimentar, ao relacionamento interpessoal e higiene pessoal, respectivamente. O prejuízo relacionado ao trabalho apresentou uma maior prevalência de pacientes que estavam na fase mais avançada do estresse, que é a fase de exaustão. O paciente com dor crônica da referida amostra encontra-se nas duas fases mais críticas do estresse, apresentando distúrbio do sono severo em sua grande maioria e uma série de prejuízos em diferentes âmbitos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2925
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação marcela 2019.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.