Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2927
Título: Cultura de segurança dos pacientes por parte dos profissionais de saúde
Autor(es): Klein, Sibele de Oliveira Tozetto
Matos, Marcos Antônio Almeida
Aguiar, Carolina Vila Nova
Lopes, Antônio Carlos Vieira
Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos
Matos, Edney Nascimento
Palavras-chave: Eventos adversos. Hospitais. Profissionais de Saúde. Segurança do paciente
Data do documento: 21-Set-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A segurança do paciente é um desafio global enfrentado pelas organizações de saúde, mesmo tendo sido descrita pela literatura mundial desde o quarto século antes de Cristo quando Hipócrates escreveu “Primum Non Nocere” (nunca causarei dano a ninguém). O número de complicações e mortes evitáveis advindas destes eventos tem se elevado a cada dia. Desde a implantação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista (VDC) tem se tornado um pólo educacional, fazendo com que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibilizasse para a região diversos cursos, como, por exemplo, o de Medicina. Porém, verifica-se que nem todos os profissionais médicos docentes que lecionam nas instituições de ensino, nos cursos da área da Saúde, foram contemplados em sua grade curricular com o tema “segurança do paciente”. Neste contexto, este trabalho objetivou por meio de estudo clínico transversal do tipo Survey, avaliar a segurança dos pacientes por parte dos profissionais de saúde que prestam assistência nos principais hospitais da cidade, de acordo o questionário elaborado pelo Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC). O estudo foi realizado através da aplicação de questionário semiestruturado e validado a 491 profissionais atuantes em diferentes hospitais de vitória da Conquista. Os resultados demonstraram que as unidades pesquisadas estão comprometidas em melhorar sua atuação na assistência para minimizar a ocorrência de eventos adversos, em atendimento das metas da OMS/ANVISA/MS, contudo, as notificações não são ainda uma rotina para todos profissionais, existem falhas nas notificações realizadas perante falhas ou erros, denotando a necessidade dos treinamentos e profissionalização da assistência para melhoria da qualidade no atendimento e de vida dos pacientes.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2927
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Edney - 20-12.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.