Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/293
Título: Preditores da doença arterial coronária obstrutiva em edema agudo de pulmão de origem claramente não definida
Autor(es): Correia, Luís Cláudio Lemos
Petto, Jefferson
Baptista, Abrahão Fontes
Guimarães, Armênio Costa
Cruz, Constança Margarida Sampaio
Menezes, Marta Silva
Barros, Maria das Neves Dantas da Silveira
Palavras-chave: Edema agudo de pulmão
Edema cardiogênico
Doença coronária
Obstrutiva
Troponina
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: O Edema Agudo de Pulmão é considerado um das maiores emergências médicas. A forma cardiogênica representa uma manifestação extrema da insuficiência cardíaca aguda, motivo deste estudo. A principal etiologia da insuficiência cardíaca é a doença da artéria coronária obstrutiva. Até o momento, a etiologia do edema agudo de pulmão foi definida utilizando critérios como: história clínica de doença isquêmica cardíaca, exames não invasivos e em outros pacientes, a cinecoronariografia. Desta forma classificada, a doença isquêmica do coração demonstrou ser sua principal etiologia. A alta prevalência entre estas duas doenças foi avaliada, entretanto não foi demonstrada pelo critério angiográfico em todos os pacientes avaliados. Objetivo: Avaliar os preditores da doença arterial coronária obstrutiva nos portadores de Edema Agudo de Pulmão cardiogênico de origem claramente não definida. Métodos: Pacientes admitidos em uma pronto-socorro de referência no tratamento das doenças cardiovasculares foram recrutados a realizar a coronariografia se a etiologia do edema agudo de pulmão não era devidamente esclarecida. Resultados: A doença coronária obstrutiva foi, então, devidamente classificada pela cinecoronariografia e o modelo preditor estabelecido teve esta variável, como a variável desfecho. No modelo multivariado utilizado, as variáveis preditoras foram a história de doença da artéria coronária (p<0,001) e o déficit segmentar do miocárdio ao ecocardiograma (p<0,02). Conclusão: No modelo multivariado apenas o antecedente de doença coronariana e o déficit segmentar do miocárdio ao ecocardiograma foram capazes de discriminar pacientes com edema agudo de pulmão associado a doença coronária obstrutiva. Valores da troponina classificados como secundário a um infarto agudo do miocárdio e a dor torácica antecedendo o quadro não foram capazes de discriminar doentes com ou sem obstrução coronária. Então, este estudo mostra que o diagnóstico de doença coronária obstrutiva não deve ser perseguido baseado no valor da troponina.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/293
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS 2016-PDF.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.