Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/301
Título: Atuação do fisioterapeuta na prevenção de quedas em idosos hospitalizados
Autor(es): Santos, Daniele Oliveira dos
Monteiro, Paloma Reis Santos
Dela Cela, Maiana
Palavras-chave: Queda
Idosos hospitalizados
Prevenção
Fisioterapia
Data do documento: 2015
Resumo: A hospitalização é reconhecida como um fator de risco para o declínio funcional das pessoas idosas, podendo levar à perda de dependência e autonomia. A literatura descreve que o ambiente hospitalar apresenta um grande índice de ocorrência de queda. A abordagem aos idosos hospitalizados deve ser multidimensional, visando à funcionalidade e prevenção de queda. O objetivo desse estudo foi identificar através de uma revisão de literatura, a atuação dos fisioterapeutas para prevenção de queda em idosos hospitalizados. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados eletrônicas SCIELO, LILACS, MEDLIN E PUBMED, de estudos publicados de 2004 a 2015. Foram encontrados 39 títulos e resumos dos quais foram selecionados cinco estudos para serem lidos na íntegra, destes dois artigos foram excluídos posteriormente, permanecendo três artigos para a análise. Existe uma variedade limitada de pesquisas que abordem a atuação do fisioterapeuta na prevenção de queda do ambiente hospitalar. Entretanto, foi possível verificar que para redução do índice de queda em idosos hospitalizados é preciso à presença de uma equipe interdisciplinar, tendo o fisioterapeuta como parte importante na equipe, atuando em conjunto com a equipe, com um programa de exercício de efeito acumulativo.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/301
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pronto final.pdf159,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.