Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/310
Título: Avaliação dos ensaios clínicos homeopáticos quanto a sua eficácia no tratamento de pacientes com zumbido
Autor(es): Santos, Adriana Silveira
Oliveira, Mônica da Cunha
Palavras-chave: Homeopatia
Zumbido
Ensaio clínico
Data do documento: 2016
Resumo: INTRODUÇÃO: Zumbido é a percepção subjetiva de sons na ausência de um estímulo sonoro no meio externo, acometendo 17% da população. Sua presença significa um sofrimento do sistema auditivo secundário a doenças e agentes agressores. A maioria das pessoas acometidas lidam bem com a situação, mas para cerca de 1%, o zumbido é um problema sério. De acordo com estudos, os métodos convencionais de tratamento ainda são limitados quanto a sua eficácia. Assim, o zumbido persiste como um sintoma de difícil tratamento, e, diante disso, a procura por terapias complementares tem aumentado nos últimos anos. A homeopatia, como ciência que busca equilibrar e tratar o doente como um todo e não apenas o sintoma ou a doença, surge como uma especialidade capaz de melhorar esses pacientes, desde que o tratamento esteja fundamentado nos princípios de Hahnemann. OBJETIVO: avaliar se os ensaios clínicos que buscam verificar a eficácia do tratamento homeopático do paciente com zumbido estão de acordo com a episteme homeopática. MÉTODO: os ensaios clínicos que utilizaram tratamento homeopático em pacientes com zumbido foram analisados quanto ao desenho de estudo, tamanho amostral, respeito aos princípios da similitude, totalidade sintomática e diluição homeopática, bem como análise estatística dos resultados. RESULTADOS: os princípios homeopáticos foram respeitados apenas no estudo de Buzescu (2015), o que compromete a fidedignidade dos achados nas demais pesquisas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a reprodução dos ensaios clínicos contemplados neste estudo torna-se inviável em pesquisas futuras por não considerar os critérios essenciais para fundamentar a pesquisa científica homeopática. Além disso, deve contemplar um tamanho amostral maior nos ensaios futuros.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/310
Aparece nas coleções:Homeopatia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ADRIANA SILVEIRA SANTOS.pdf416,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.