Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/311
Título: Homeopatia como terapêutica complemetar em indivíduos que sofrem por palpitações cardíacas
Autor(es): Vindusek, Maria Thaís Porto
Oliveira, Mônica da Cunha
Vilas Boas, Lígia
Menezes, Marta
Palavras-chave: Homeopatia
Repertório
Palpitação
Arritmia
Qualidade de vida
Humanização
Data do documento: 2016
Resumo: Introdução: Palpitações são queixa comum em consultório de cardiologia. Apesar de nem sempre significarem arritmias, trazem sofrimento ao indivíduo que as apresenta. Ablação por radiofrequência tem sido terapêutica de escolha em muitos casos de taquiarritmia, mas nem sempre aceita pelos pacientes, por ser invasiva. A homeopatia surge como opção terapêutica às medicações ansiolíticas e/ou antiarrítmicas geralmente utilizadas, apesar destas últimas apresentarem efeitos colaterais, necessidade de uso prolongado e maior custo. Objetivo: Identificar medicamentos homeopáticos a serem utilizados em pessoas que sofrem por palpitações. Métodos: Foi realizado repertorização pela lógica indutiva, a partir de uma Síndrome Mínima de Valor Máximo hipotética, através de repertório digital. Resultados: Atendendo à episteme homeopática, foram identificados medicamentos possíveis de serem utilizados, a serem definidos após estudo de suas respectivas matérias médicas. Considerações finais: Os medicamentos identificados a partir da repertorização hipotética trazem como proposta futura realizar um protocolo para, prospectivamente, demonstrar a possível eficácia e eficiência do método homeopático no cuidar de indivíduos que sofrem por palpitações.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/311
Aparece nas coleções:Homeopatia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thais .pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.