Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/317
Título: Terapia comunitária integrativa: uma estratégia de intervenção em saúde mental
Autor(es): Luparelli, Ivanda Lúcia Lopes
Araújo, Maria Antonieta Nascimento
Palavras-chave: Saúde mental
Terapia comunitária
Terapia comunitária integrativa
Data do documento: 2015
Resumo: Este artigo científico teve como objetivo geral definir quais são as contribuições da Terapia Comunitária Integrativa para a promoção da saúde mental. Seus objetivos específicos foram esclarecer como a referida terapia pode contribuir para a saúde mental dos pacientes e da comunidade; apontar as dificuldades enfrentadas para implantá-la na Atenção Básica à Saúde Mental e identificar o impacto social resultante da inserção desta no contexto da saúde mental. Para a sua elaboração, realizou-se uma pesquisa exploratória com escolha aleatória. A Terapia Comunitária Integrativa é uma das práticas que, em oposição ao modelo tradicional de cura, busca minimizar o sofrimento do indivíduo considerando-o como um ser holístico capaz de produzir a autocura. A pesquisa demonstrou que a TCI é uma prática que desenvolve nos seus participantes a capacidade de resiliência, tornando-os mais fortes para o enfrentamento do sofrimento advindo de dores emocionais.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/317
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANDA ARTIGO TCI CONCLUÍDO.pdff.pdf210,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.