Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/328
Título: Influência da instrumentação do canal cementário no reparo de lesões periapicais: estudo em ratos
Autor(es): Souza, Ronaldo Araújo
Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Araújo, Eneida Barros Santos de
Silva, Sílvio José Albergaria da
Reis, Silvia Regina de Almeida
Brandão, Paula Maciel
Palavras-chave: Lesão periapical
Patência foraminal
Instrumentação do canal cementário
Data do documento: 2014
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A infecção do sistema de canais radiculares e a dificuldade na sua eliminação constituem a maior razão do insucesso do tratamento endodôntico. Por sua vez, a complexidade anatômica do sistema de canais radiculares e a dificuldade de sua visualização explicam a dificuldade para se alcançar o controle de infecção e representam um grande desafio para o endodontista. Nesse sentido, os obstáculos parecem se acentuar no terço apical. Por essa razão, destaca-se a necessidade de se ter grande conhecimento da anatomia desse segmento do canal, para que as melhores condições de eliminação dos microrganismos sejam criadas, resultando em maiores chances de sucesso no tratamento endodôntico. Este trabalho tem como objetivos realizar uma revisão da literatura com intuito de conhecer os aspectos morfológicos dessa região e analisar a possibilidade de tornar mais efetivo o tratamento endodôntico através da patência do forame e instrumentação do canal cementário.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/328
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Paula Brandão.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.