Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3409
Título: Características clínicas e sociodemográficas de crianças com cardiopatia congênita: Uma revisão sistemática
Autor(es): Pessoa, Tatiane dos Santos
Sena, Tatiane
Palavras-chave: Cardiopatia congênita; Neonato; Criança
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: A cardiopatia congênita (CC) é um defeito estrutural e funcional cardiocirculatório que está presente desde o nascimento, resultante da alteração na formação do coração e/ou vasos sanguíneos principais, que pode ser tratada com cirurgia ou cateterismo cardíaco. Objetivo: Identificar na literatura científica as características clínicas e sociodemográficas de crianças com cardiopatia congênita. Metodologia: Revisão sistemática realizada por meio de busca online de estudos originais sobre a temática, na íntegra, em português, inglês e espanhol, publicados e indexados entre 2013 e 2018, a partir das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) através dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Cardiopatia congênita”, “Neonato”, “Criança” e “Criança hospitalizada”, e da Public Medline (PUBMED) através dos Medical Subject Headings (MeSH): “Congenital cadiopathy”, “newborn” e “child”. Foram excluídos artigos repetidos, que abordaram cardiopatias não congênitas e estudos com frágil evidência científica, sendo selecionados 14 artigos científicos. Resultados: Predominou neonatos a termo, sexo masculino, peso adequado ao nascer, procedentes da capital, índice de Apgar inferior a 7 no 1º min e maior que 7 no 5º, sem intercorrências na sala de parto, nem antecedentes familiares. A Tetralogia de Fallot e a Comunicação Interventricular foram mais prevalentes, geralmente detectadas no período neonatal e associadas a outras malformações, a síndromes e a mais de um tipo de cardiopatia. Conclusão: Foram descritos dados sociais, econômicos, demográficos, obstétricos, diagnósticos e clínicos de crianças com cardiopatia congênita, com o intuito de servir de parâmetro para tomada de decisão adequada e melhor qualidade assistencial. Dessa forma, é relevante a implantação de políticas públicas, a fim de capacitar e treinar as equipes de saúde envolvidas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3409
Aparece nas coleções:Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Cardiopatia Congênita Rev Sistemática.doc206 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.