Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/342
Título: O impacto da hiperinsuflação manual no sistema cardiorespiratório de pacientes em ventilação mecânica
Autor(es): Argolo, Helenice Tenório
Mascarenhas, Lízia Irale Almeida
Silva Júnior, José Edmilton Félix da
Palavras-chave: Hiperinsuflação manual
Técnicas de higiene brônquica
Reexpansão pulmonar
Fisioterapia
Data do documento: 2014
Resumo: Introdução: A Hiperinsuflação Manual é muito utilizada em UTI como conduta fisioterapêutica com o intuito de promover a mobilização de secreções pulmonares em direção as vias aéreas proximais e assim reexpandir alvéolos, melhorando a oxigenação e a complacência pulmonar. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico dos efeitos da hiperinsuflação manual no PFI, PFE, SpO2, complacência pulmonar, FC e PA. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura, através do uso de base de dados PubMed, Lilacs, Scielo, Sciences e Bireme. Como critérios de inclusão foram considerados artigos originais e de revisão de literatura na língua inglêsa e portuguêsa, que continham os seguintes descritores do titulo: hiperinsuflação manual, técnicas de higiene brônquica, reexpansão pulmonar, Fisioterapia, no período entre 2002 a 2013. Resultados: Foram encontrados 15 artigos, dentre estes foram selecionados 11 que preencheram os critérios de inclusão. Conclusão: A literatura traz evidencias de que a utilização da Hiperinsuflação Manual como recurso terapêutico apresentou benefícios para o sistema cardiorrespiratório por favorecer a redução da resistência na via aérea, melhorando as trocas gasosas e a complacência pulmonar sem efeitos deletérios no sistema cardiovascular.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/342
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CORRIGIDO pós apresentação.pdf171,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.