Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/348
Título: Internações por dengue nas cinco cidades de maior população da Bahia no período 2008-2012
Título(s) alternativo(s): 2008 - 2012
Autor(es): Oliveira Junior, Elvo Fernandes
Carneiro, Ana Cláudia Costa
Palavras-chave: Dengue
Epidemiologia
Internações
Data do documento: 2013
Resumo: A dengue é a mais importante das arboviroses descritas, estando presente principalmente nos centros urbanos de todo o mundo, sobretudo no Brasil, sob a forma de grandes epidemias. Apresenta um quadro clínico muito amplo, geralmente com febre de inicio abrupto, associada à cefaléia, adinamia, mialgias e artralgias. São duas, as formas de apresentação: a Dengue Clássica, mais comum, e a Febre Hemorrágica da Dengue, a mais grave. O objetivo do presente estudo é descrever a taxa de internações por 105 habitantes por dengue nas cinco cidades de maior população da Bahia no período de 2008 – 2012. Foi analisada a distribuição quanto ao sexo, idade e frequência de internações por dengue clássica e por febre hemorrágica da dengue. Neste trabalho observou-se que a cidade de Itabuna possui a maior taxa de internações por 105 habitantes, enquanto que Salvador apresentou a menor, ressaltando que as cidades de Salvador e Vitória da Conquista tiveram uma tendência ascendente quanto à taxa de internações nos cinco anos analisados e Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro tiveram uma tendência descendente. Além disso, quanto ao sexo e faixa etária, verificamos que tanto em homens quanto em mulheres as taxas de internações são muito parecidas, e a idade mais acometida é entre 1 e 19 anos. Foi evidenciado também que a porcentagem de dengue clássica nas cidades analisadas foi de 75% enquanto que a de febre hemorrágica foi de 25%. Concluímos que há uma necessidade de maiores investimentos e programas de prevenção para que haja uma redução da quantidade de pessoas acometidas por esta doença que é um grave problema de saúde pública e esta longe de ser controlado como pudemos observar neste trabalho.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/348
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL PRONTO.pdf437,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.