Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3555
Título: Síndrome de Waardenburd: relato de caso
Título(s) alternativo(s): XV Jornada de Pediatria do Hospital da Criança
Autor(es): Silvany, Célia Maria Stolze
Xavier, Cejana
Data do documento: Nov-2018
Resumo: A Síndrome de Waardenburg (SW) tipo I, forma mais clássica é definida como uma desordem auditiva-pigmentária, que inclui entre outras características, a perda auditiva neurossensorial congênita não progressiva, telecanto, distúrbios pigmentares de íris, cabelo e pele. (Silva, et al). A alteração presente no sistema melanocítico-pigmentário é resultante de uma desordem na diferenciação, sobrevivência e migração dos melanócitos derivados da crista neural no período embriogênico. Essa síndrome foi inicialmente descrita em 1951, por um Médico Holandês geneticista e oftalmologista, Petreus Johannes Waardenburg, que descreveu um quadro conhecido hoje como SW I. Trata-se de uma genodermatose incomum, de apresentação clínica heterogênea, em que há defeito nas estruturas derivadas da crista neural. Afeta aproximadamente 1: 42.000 nascidos vivos, sem predileção por raça ou sexo. E aproximadamente 3% das causas de surdez congênita, é caracterizado por essa síndrome.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3555
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - CÉLIA MARIA STOLZE - 2018.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.