Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3870
Título: Manejo de pacientes com transtorno do espectro autista em odontologia
Autor(es): Santos, Camila Marcelino Dias
Palavras-chave: Tratamento autístico; Saúde bucal; Assistência odontológica.
Data do documento: 2019
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve uma variedade de distúrbios da socialização, com início prematuro e curso crônico, que possuem um impacto variável. Características frequentes nesses pacientes são a dificuldade em manter contato visual, carecem da capacidade em variar de expressão para estabelecer um contato social, bem como a inabilidade para compreender sutilezas comunicativas, como decifrar intenções faciais e os sentidos implícitos num gesto ou num modo de olhar. Seu diagnóstico é clínico, com tratamento específico para cada caso. A condição bucal do paciente com TEA é de altos índices de placa dental, explicados pelas dificuldades na realização de higiene bucal, aumentando também os índices de cárie e doença periodontal. O atendimento odontológico desses pacientes é um dos maiores desafios para os cirurgiões dentistas, devido às suas manifestações clínicas complexas e variadas. O objetivo deste estudo é mostrar opções de manejo odontológico para atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista através de uma revisão de literatura, realizada entre os anos de 2011 e 2017, com um artigo clássico de 1943 e dois livros dos anos de 1996 e 2012. Essa busca foi feita nas bases de dados bibliográficos Google Acadêmico, SCIELO, PUBMED e BIREME.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3870
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAMILA DIAS SANTOS.pdf173,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.