Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3872
Título: Tratamentos indicados para amelogênese imperfeita: Revisão de literatura
Autor(es): Silva, Andresa Santos
Palavras-chave: Amelogênese; Esmalte dentário; Assistência odontológica; Reabilitação bucal
Data do documento: 2019
Resumo: A amelogênese imperfeita (AI) é uma anomalia do esmalte dentário, de caráter hereditário. O esmalte sofre mudanças na estrutura física e nos aspectos clínicos afetando tanto a dentição decídua quanto a permanente. A AI é classificada em quatro tipos de acordo com o defeito do esmalte e com o nível em que se apresenta: tipo 1 ou hipoplásico, tipo 2 ou hipomaturado, tipo 3 ou hipocalcificado e o tipo 4 ou hipoplásico-hipomatológico. Clinicamente, pacientes com AI apresentam o esmalte com irregularidades, sensibilidade dentária, diminuição da dimensão vertical, estética desfavorável, mordida aberta anterior, tendência à dificuldade de erupção dos dentes permanentes, acúmulo de biofilme dental, susceptibilidade à cárie e à inflamação gengival. O trabalho objetivou identificar por meio de uma revisão de literatura, o diagnóstico diferencial da AI e os tipos de tratamento, identificando adicionalmente os fatores a serem observados e que orientarão a definição da terapia e materiais restauradores indicados para a reabilitação, em especial: ionômero de vidro, as resinas compostas e as cerâmicas, que revolucionaram positivamente o tratamento em todas as fases e graus de severidade. Como não existe um protocolo fixo de uma melhor terapia, o diagnóstico precoce é de extrema importância para o sucesso de qualquer do tratamento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3872
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tratamentos indicados para amelogênese imperfeita- revisão de literatura.pdf349,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.