Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3873
Título: Tratamento minimamente invasivo em dentes com fluorose: um relato de caso
Autor(es): Brandão, Arthur Correia
Palavras-chave: Fluorose Dentária; Clareamento Dental; Microabrasão do Esmalte
Data do documento: 2019
Resumo: O flúor consiste em um mineral utilizado na prevenção da cárie dentária, sendo adicionado em fontes de água de abastecimento público e dentifrícios. Porém, a ingestão excessiva de fluoretos durante o período de formação dos dentes pode ocasionar a fluorose dentária. As manchas de fluorose afetam a estética do sorriso e somente através do correto diagnóstico, pode-se estabelecer um prognóstico adequado e maior previsibilidade do tratamento. Os métodos da microabrasão e clareamento dental combinados são considerados procedimentos de menor intervenção e com resultados satisfatórios, podendo ser indicados em níveis leves e moderados de fluorose. O objetivo do presente estudo consiste em descrever, através de um relato de caso clínico, o reestabelecimento da estética em dentes com fluorose por meio das técnicas de microabrasão do esmalte e clareamento dental. Paciente do sexo feminino, portadora de manchas de coloração esbranquiçada e amarronzada, apresentou diagnóstico de fluorose moderada nas unidades superiores e inferiores. Para o tratamento das manchas, foi realizada sessão única de microabrasão do esmalte da arcada superior, utilizando o removedor de manchas à base de ácido clorídrico a 6%; e, posteriormente, efetuou-se o clareamento dental caseiro supervisionado com peróxido de carbamida à 16%, em um período de quatro semanas. Houve uma melhora nas unidades afetadas através da técnica da microabrasão e o padrão de cor almejada pela paciente foi recuperado através do clareamento dental. O tratamento da fluorose dentária mostrou-se eficaz com as técnicas da microabrasão e clareamento dental associadas, proporcionando mínima invasão à estrutura dental e excelentes resultados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3873
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Correia Brandão. pdf.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.