Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3874
Título: Manifestações orofaciais da acromegalia e seu tratamento: Revisão de literatura
Autor(es): Santos, Caroline Mascarenhas N. dos
Palavras-chave: Acromegalia; Cirurgia ortognática; Prognatismo.
Data do documento: 2019
Resumo: A acromegalia é uma disfunção causada pela produção excessiva de hormônios do crescimento, após o fechamento das cartilagens epifisais, devido a adenomas hipofisários na glândula pituitária anterior que levam a alterações sistêmicas e manifestações orofaciais. É comum acontecer o alargamento dos espaços articulares e crescimento das extremidades, sendo a principal alteração facial o prognatismo mandibular. O tratamento da acromegalia foca na remoção da neoplasia pituitária por meio de cirurgia com abordagem transesfenoidal visando a normalização dos níveis dos hormônios de crescimento, associado com a farmacoterapia, feita com agonistas da dopamina, análogos da somatostatina e antagonistas do hormônio do crescimento. Para correção das alterações esqueléticas faciais indica-se a cirurgia ortognática, com abordagem convencional ou o método surgery-first, avaliando-se a possibilidade de ser feita retrusão mandibular, avanço maxilar e, até mesmo, a mentoplastia. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão de literatura sobre acromegalia enfocando as alterações dento-esqueléticas em pacientes acometidos por esta patologia, bem como o tratamento indicado para esses casos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3874
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANIFESTAÇÕES OROFACIAIS DA ACROMEGALIA E SEU TRATAMENTO revisão de literatura.pdf277,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.