Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3877
Título: Utilização dos biomodelos na cirurgia ortognática: relato de caso.
Autor(es): Neves, Caroline Barbosa Morais das
Palavras-chave: Cirurgia ortognática; Osteotomia; Classe III de Angle; Tecnologia.
Data do documento: 2019
Resumo: A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para a correção das deformidades dentofaciais. A sequência do tratamento ortodôntico-cirúrgico está divida em ortodontia pré-cirúrgica, planejamento cirúrgico, cirurgia e a ortodontia pós-cirúrgica. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de uma paciente de 20 anos, leucoderma, gênero feminino, que apresentava assimetria facial com desvio mandibular para o lado esquerdo, portadora da maloclusão Classe III de Angle e foi submetida à cirurgia ortognática com a utilização de ferramentas tecnológicas no planejamento e execução cirúrgica. O tratamento cirúrgico realizado foram a osteotomia sagital bilateral da mandíbula, osteotomia Le Fort I e osteotomia no bordo inferior da mandíbula com auxílio de guia de corte. Foram confeccionados os biomodelos e o guia de corte da base da mandíbula, permitindo a mensuração exata do local onde seriam realizadas as osteotomias, otimizando o resultado. O caso contou ainda com a inserção do planejamento cirúrgico virtual, através do software Dolphin Imaging. O presente trabalho expressa a contribuição da tecnologia, a partir da utilização dos biomodelos no planejamento da cirurgia ortognática. Ele permite simular o procedimento cirúrgico, contribuindo na confecção de guias de corte e na mensuração das dimensões ósseas, diminuindo assim o tempo das cirurgias e oferecendo maior precisão.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3877
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019 10 SEMESTRE!.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.