Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3894
Título: O professor na formação custo-consciente: adaptação de uma escala para enfermagem
Autor(es): Menezes, Marta Silva
Aguiar, Carolina Villa Nova
Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins
Silva, Mary Gomes
Santos, Cristiane Magali Freitas dos
Espinheira, Mel Matos de Carvalho
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Custos de Cuidados de Saúde. Docentes.
Data do documento: 29-Mai-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: o processo de adaptação de um instrumento é complexo e deve seguir normas bem estabelecidas para garantir que o instrumento gerado seja aclaro e reprodutível. Avaliar a percepção dos indivíduos sobre um assunto requer instrumentos que respeitem as peculiaridades da população estudada. A percepção dos alunos sobre o papel dos professores em sua aprendizagem de graduação constitui um aspecto importante a ser analisado, uma vez que os estudantes os consideram referência e exemplo a ser seguido. OBJETIVO: validar uma escala de percepção dos graduandos quanto as atitudes custo-conscientes dos seus professores e adaptar ao contexto da enfermagem. MÉTODOS: estudo quantitativo e metodológico incluiu a validação de conteúdo, semântica e de construto. Para o processo de validação, foram realizadas as seguintes etapas: índice de validade de conteúdo (IVC), análise fatorial exploratória (AFE), alfa de Cronbach e confiabilidade composta. RESULTADOS: na etapa de validação de conteúdo, 12 professores de enfermagem e 5 especialistas em validação avaliaram o instrumento. Na validação semântica, 12 estudantes de graduação em enfermagem elegeram o conteúdo final dos itens. Para a validação do construto, 132 estudantes de graduação em enfermagem compuseram a amostra. A AFE indicou a pertinência do modelo teórico adotado, contendo duas dimensões: “comportamento custoconsciente em saúde” (7 itens, alfa = 0,78, confiabilidade composta = 0,79) e “comportamento de desperdício em saúde” (5 itens, alfa = 0,57 e confiabilidade composta = 0,63). CONCLUSÃO: o instrumento proposto foi sensível para mensurar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o papel do professor em sua formação custo-consciente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3894
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Mel_Espinheira.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.