Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3896
Título: Avaliação de sangramento em procedimento de exodontia em anticoagulados com varfarina ou dabigatrana
Autor(es): Feitosa-Filho, Gilson Soares
Feitosa, Gilson Soares
Rocha, Mário de Seixas
Oliveira, Eloina Nunes de
Filgueiras Filho, Nivaldo Menezes
Silva, Luiz Carlos Ferreira da
Cruz, Constança Margarida Sampaio
Andrade, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Dabigatrana. Varfarina. Tempo de sangramento. Anticoagulantes
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Fundamento: Distúrbios trombóticos permanecem como uma das principais causas de morte no mundo ocidental. A dabigatrana surgiu como alternativa à varfarina para a anticoagulação no tratamento da fibrilação atrial (FA). O risco associado a eventos hemorrágicos com a sua utilização foi documentado em vários ensaios clínicos randomizados, mas nenhum grande estudo analisou detalhadamente o risco de hemorragia durante a extração dentária e em outros procedimentos odontológicos que envolvam sangramentos. Objetivo: Em indivíduos submetidos a procedimentos odontológicos, avaliar a duração de sangramento com o uso de dabigatrana em comparação ao uso de anticoagulante oral anti-vitamina K (varfarina). Métodos: Estudo prospectivo, unicêntrico, observador único. Pacientes com diagnóstico de FA não-valvar atendidos em um centro de referência em cardiologia e com indicação de anticoagulação que necessitavam de tratamento odontológico para exodontia única ou múltipla. Estando em uso de varfarina ou dabigatrana e avaliados até sete dias pós-exodontia. Foram avaliados os efeitos sobre: tempo de sangramento entre o início e o fim da sutura e hemostasia completa; sangramento antes do procedimento, após 24h, 48h, 07 dias, durante e após a remoção da sutura (tardio), sendo considerado como estatisticamente significativo valor de p <0,05. Resultados: Foram avaliados 37 indivíduos sendo 25 no grupo varfarina e 12 no dabigatrana. Idade, sexo, peso, altura, pressão arterial, cor, escolaridade, renda familiar e comorbidades foram semelhantes entre os 2 grupos. Em relação ao sangramento após 24h do procedimento, nenhum do grupo dabigatrana apresentou sangramento, enquanto que houve 32% no grupo varfarina (p=0,028). Não houve diferenças entre os grupos em relação as outras variáveis analisadas. Conclusões: Os dados desse estudo demonstram que em indivíduos em uso de dabigatrana ou varfarina, submetidos a procedimento odontológico de exodontia, não houve diferença estatisticamente significante no tempo de sangramento 1. Na análise secundária houve uma menor frequência de sangramento 24h após o procedimento nos indivíduos em uso de dabigatrana.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3896
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutorado Defesa Marcus Andrade.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.