Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3898
Título: Intervenção com yoga em gestantes adolescentes: efeitos sobre estressores e sobre parâmetros do estresse
Autor(es): Araújo, Maria Antonieta Nascimento
Aguiar, Carolina Villa Nova
Powell, Vânia Maria Bitencourt
Silva, Sylvia Maria Barreto da
Nunes, Ana Carla Robatto
Goes, Ana Lúcia Barbosa
Pondé, Milena Pereira
Palavras-chave: Gestante. Yoga. Hidrocortisona. Ansiedade. Depressão.
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Esta investigação trata-se de um estudo misto de abordagem ao estresse em gestantes adolescentes. Este fenômeno, no qual o indivíduo responde a demandas do meio externo e interno quando sente ameaça à sua homeostase, tem sido associado a desfechos negativos na gravidez. No âmbito fisiológico provoca alterações no eixo neuro endócrino, hipotálamo- pituitária- adrenal (HPA) com elevada produção de cortisol também conhecido como o hormônio do estresse. Em grávidas, isso pode levar a desfechos como parto prematuro, aborto e outros, que muitas vezes estão associados à ansiedade e a depressão. Estes são estados de humor que podem também estar relacionados ao estresse. Assim, esta pesquisa avaliou os efeitos da prática do yoga sobre alguns parâmetros de estresse - cortisol, ansiedade e depressão – no pré-natal de adolescentes atendidas em uma maternidade pública (Salvador - Bahia) e a percepção destas acerca dos efeitos desta prática sobre os estressores. Compôs a fase quantitativa do estudo um ensaio clínico randomizado com intervenção de oito sessões semanais com yoga no grupo experimental (n=21) e grupo controle (n=15) com participação em atividade educativa padrão mensal. A saliva foi coletada em três momentos havendo redução no controle no 1º (p=0,02 / p=0,117 / p= 0,669) e no grupo yoga redução nos três momentos de coleta (p=0,009 / p= 0,025 / p= 0,025). Os sintomas de ansiedade e depressão foram avaliados com escala HADS antes e depois das atividades grupais havendo redução no parâmetro depressão em ambos os grupos com tendência à significância no grupo yoga. Referente à ansiedade houve redução apenas no grupo yoga (p> 0,005) aparecendo um pequeno aumento destes sintomas no grupo controle. Compôs a fase qualitativa do estudo a análise das narrativas de uma amostra de gestantes (n=16) que evidenciaram a criação de estratégias de enfrentamento aos estressores a partir de técnicas aprendidas no grupo com ênfase nos exercícios respiratórios controlados e o estado de relaxamento meditativo. além destes, muitas incorporaram à rotina diária o uso das técnicas posturais em casa para alívio da dor e desconforto físico e o hábito adquirido após ingresso no grupo, de ouvir os áudios que preparam para a meditação. Considerando as amostras em estudo os resultados foram conclusivos quanto a maior redução do cortisol nas adolescentes que praticaram yoga do que as que não praticaram, demonstrando a redução do estresse nas adolescentes e estabelecimento de novas estratégias para lidar com eventos estressores, estratégias estas aprendidas nesta prática e que tiveram efeito educativo para o auto cuidado. Para os parâmetros de ansiedade e depressão os resultados não foram conclusivos recomendando-se novas investigações com amostras maiores.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3898
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Antonieta.pdf14,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.