Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3905
Título : Renina plasmática em mulheres que utilizam e que não utilizam contraceptivo oral combinado
Autor : Ladeia, Ana Marice Teixeira
Petto, Jefferson
Brito, Milena Bastos
Machado, Márcia Sacramento Cunha
Reis, Helena França Correia dos
Oliveira, Sidney de Souza
Palabras clave : Hipertensão. Metabolismo. Anticoncepcionais. Inflamação. Saúde da Mulher.
Fecha de publicación : 14-sep-2018
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Introdução: Estudos recentes mostram que mulheres em uso de contraceptivo oral combinado (COC) apresentam aumento da pressão arterial (PA) quando comparadas a mulheres que não utilizam COC. Apesar do grande impacto dessa doença no sistema de saúde, os fatores determinantes da hipertensão arterial (HA) ainda permanecem obscuros na maioria dos pacientes que se apresentam na prática clínica diária e que recebem o diagnóstico de HA. Evidências recentes apontam que nessa população o uso de COC de baixa dosagem altera de forma desfavorável o perfil lipídico de jejum, aumenta a lipemia pós-prandial e os valores plasmáticos de Proteína C Reativa de alta sensibilidade (PCRas). Objetivos: Verificar se os valores de renina plasmática em mulheres que utilizam COC são maiores do que em mulheres que não utilizam COC, bem como verificar se existe correlação entre a renina plasmática e as PCRas dessas mulheres. Métodos: Estudo transversal que incluiu mulheres aparentemente saudáveis, com idade entre 18 e 30 anos, eutróficas, classificadas como irregularmente ativas e com triglicerídeos de jejum <150mg/dL. A amostra foi estratificada em dois grupos, sendo o GSCO (Grupo sem Uso de Contraceptivo Oral Combinado) formado por mulheres que não utilizavam nenhum tipo de contraceptivo a base de hormônios e o grupo GCOC (Grupo em Uso de Contraceptivo Oral Combinado) formado por mulheres que estavam em uso continuado de COC de baixa dosagem há no mínimo um ano. Após jejum de 12 horas foram coletados 5 ml de sangue para dosagem de renina e PCRas. Resultados: Avaliadas 44 mulheres distribuídas igualmente entre os grupos, idade 23±1,2 anos, IMC 21,0±3,2kg/m2. A mediana e o desvio interquartil da renina do GSCOC e do GCOC foram respectivamente de 0,5 (0,1 - 1,0) e 3,0 (2 – 6), (P˂ 0,01). Não foi verificada correlação entre a renina plasmática e PCRas. Conclusão: Neste estudo os valores da renina plasmática das mulheres que utilizam COC foram maiores que as das mulheres que não utilizam COC, não havendo correlação com nível de PCRas.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3905
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sidney Oliveira - Dissertação.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.