Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/42
Título : Qualidade de vida em crianças com distúrbios respiratórios do sono
Autor : Lima, Manuela Garcia
Pradella-Hallinan, Márcia Lurdes de Cacia
Andrade Filho, Antonio de Souza
Ramos, Regina Terse Trindade
Gomes, Amaury de Machado
Palabras clave : Qualidade de vida
Crianças
Apneia do sono
Ronco
Distúrbio respiratório do sono
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Crianças podem apresentar distúrbios respiratórios do sono (DRS), que incluem o Ronco Primário (RP) e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O padrão ouro para diagnóstico é a polissonografia (PSG) e a principal causa é a hipertrofia adenotonsilar (HAT), sendo a adenotonsilectomia o tratamento mais adequado. Os DRS levam a inúmeras complicações e repercussões na qualidade de vida (QV) e para avaliá-la são utilizados questionários com respostas dos pais ou cuidadores responsáveis. Objetivos: avaliar a qualidade de vida de crianças com DRS, comparar crianças com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e sem apneia (RP) e identificar qual ou quais os domínios do questionário OSA-18 estão mais comprometidos. Casuística, material e métodos: estudo transversal com amostragem consecutiva de demanda espontânea em crianças com história de roncos e/ou apneia, com hiperplasia das tonsilas palatinas ou adenoides. O grau de obstrução das tonsilas palatinas foi identificado pela classificação de Brodsky e das tonsilas faríngeas (adenoide) foi aferido pela videonasofibrolaringoscopia, sendo a qualidade de vida avaliada pelo questionário OSA-18. O diagnóstico de SAOS e RP foi realizado através da PSG. Resultados: participaram 59 crianças com média de idade entre 6,7±2,26 anos. O escore médio do OSA-18 foi 77,9±13,22 e os domínios mais prevalentes foram: “preocupação dos responsáveis” (21,8±4,25),“perturbação do sono”(18,8±5,19) e “sofrimento físico”(17,3±5,00). O impacto foi pequeno em 6 crianças (10,2%), moderado em 33 (55,9%) e grande em 20 (33,9%). RP foi encontrado em 44 crianças (74,6%), SAOS em 15 (25,6%); sendo graus: leve 6 crianças (10,2%), moderado em 1 (1,7%) e acentuado em 8 (13,6%). SAOS tem o domínio “sofrimento físico” mais afetado que RP (p=0,04). Houve ausência de correlação entre o escore OSA-18 e o grau de obstrução faríngea (r= 0,18; p=0,17) e palatina (r= 0,04; p=0,74). Não houve diferença entre o escore OSA-18 e os grupos RP, SAOS leve, moderada e acentuada (p=0,07). O IA (r=0,22; p=0,08) e o IAH (r=0,14; p=0,26) não se correlacionaram com OSA-18. Conclusão: Os DRS causaram impacto de moderado a grande na QV e os domínios mais afetados foram: “preocupação dos responsáveis”, “perturbação do sono” e “sofrimento físico”. As crianças portadoras de SAOS tiveram o domínio sofrimento físico mais afetado que RP. O escore do OSA-18 não se correlacionou com RP, SAOS, IA, IAH.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/42
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amaury de Machado Gomes.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.