Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/430
Título: CONSTRUÇÃO DE ESCALA PARA AVALIAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Autor(es): Pondé, Milena Pereira
Daltro, Mônica Ramos
Rodrigues, Luiz Erlon Araujo
Castelar, Marilda
Vieira, Nayara Silva Argollo
Lima, Rosa Garcia
Lázaro, Cristiane Pinheiro
Palavras-chave: Autismo
Comportamento alimentar
Escala
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: No transtorno do espectro do autismo (TEA) são observados sintomas relacionados a déficit na interação social recíproca e na comunicação verbal e não verbal, assim como padrão de comportamento repetitivo, estereotipado e com interesses restritos. Pais e cuidadores relatam hábitos peculiares relacionados aos alimentos e ao ato comer. Problemas gastrintestinais, disfunções sensoriais, recusa e seletividade alimentar relacionados à textura, ao cheiro e ao sabor, inflexibilidade quanto ao uso de utensílios, marcas e embalagens, além de problemas comportamentais durante as refeições, impactam negativamente na saúde desta população. O objetivo do projeto foi desenvolver a primeira escala brasileira para avaliar o comportamento alimentar de indivíduos com transtornos do espectro do autismo. Na escala proposta, os problemas sensoriais, gastrintestinais, os comportamentos ritualísticos e repetitivos característicos do transtorno são explorados de forma mais ampla em relação aos estudos anteriores, possibilitando correlacionar os problemas alimentares específicos com outros aspectos da clínica, epidemiologia e genética do TEA. Outro aspecto a ressaltar desta escala é que a formulação dos itens teve como o ponto de partida o que os pais e cuidadores consideravam problemático no comportamento alimentar, acrescentando em seguida informações obtidas da literatura de referência e de especialistas em disciplinas diversas (neuropediatria, terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e nutrição) com experiência clínica no atendimento e diagnóstico de indivíduos com TEA.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/430
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.Lázaro.CristianePinheiro.2016.001.BAHIANA.pdfTese.Lázaro.CristianePinheiro.2016.001.BAHIANA2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.