Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/437
Título: O papel do enfermeiro do caps para a realização de um atendimento humanizado
Autor(es): Silva, Ana Paula
Fônseca, Ludimilla
Palavras-chave: Transtorno Mental
Humanização
Enfermagem
Data do documento: 2014
Resumo: Transtornos mentais são alterações dos processos cognitivos e psíquicos, que comprometem a autonomia e a liberdade dos portadores de distúrbios. Por isso, o presente estudo objetivou analisar, por meio dos artigos pesquisados, a prática do profissional de enfermagem no CAPS em um atendimento humanizado às pessoascom transtorno mental, enfatizando a conscientização do profissional. O método utilizado foi revisão de literatura. Após análise dos artigos selecionados, identificaram-se as causas responsáveis pelo acolhimento dos portadores de transtorno mental, a dificuldade dos enfermeiros em acolhê-los e estratégias desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares no tratamento destes indivíduos. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2008 a 2014. A partir dos resultados, foi possível observar que vários são os fatores que estabelecem a adaptação deste profissional de saúde no atendimento prestado pelo CAPS. Concluiu-se que há necessidade de maior capacitação da equipe multidisciplinar, inclusive enfermeiros, para assegurar o bem-estar mental, integridade psíquica, desenvolvimento intelectual e emocional destes sujeitos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/437
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula revisao final 27 de nov.pdf238,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.