Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/448
Título: Medidas de prevenção à infeccção hospitalar: uma revisão livre na literatura
Autor(es): Silva, Ana Luiza Mendes da
Bonfim, Jamile Vasconcelos
Santana, Laísa dos Santos
Guedes, Lorena Barreto Arruda
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Prevenção e controle
Fatores de riscos
Fisioterapia
Data do documento: 2016
Resumo: INTRODUÇÃO: A Infecção Hospitalar (IH) representa um importante problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no mundo, e constitui riscos a saúde dos usuários dos hospitais que se submetem a procedimentos diagnósticos ou terapêuticos. Sua prevenção e controle dependem, em grande parte, da adesão dos profissionais da área de saúde às medidas preventivas. OBJETIVO: Revisar as medidas de prevenção relacionadas à infecção no ambiente hospitalar. MÉTODOS: Foram acessados artigos nas bases de dados, Pubmed, Medline, SciELO e Caps Periódicos, e selecionados os artigos que mostrassem a evidência de medidas preventivas em ambiente hospitalar. Para seleção foram utilizadas as palavras chaves em português: Infecção, Hospitalar, Prevenção e seus correlatos na língua inglesa. Os critérios de exclusão: trabalhos com objetivos irrelevantes ao presente estudo. RESULTADOS: Trata-se de uma revisão livre na literatura ao final foram selecionados 13 artigos, analisados e distribuídos em categorias: lavagem das mãos; precaução por contato; o conhecimento do acompanhante e do profissional acerca da IH; programas de controle de IH e a equipe multidisciplinar na prevenção da IH. CONCLUSÃO: Através desse estudo percebemos a necessidade de renovação contínua do tema, principalmente com medidas educativas visando uma melhor qualificação da equipe multidisciplinar. Pois quanto mais conhecimento/prática e preparo acerca da IH mais eficientes serão os resultados na prevenção.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/448
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDIDAS DE PREVENÇÃO À INFECÇÃO HOSPITALAR - UMA REVISÃO LIVRE NA LITERATURA.pdf259,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.