Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/449
Título: Qualidade de vida dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar
Autor(es): Feitosa, Alexandre Gomes
Santana, Viviane Santos
Guedes, Lorena Barreto Arruda
Palavras-chave: Qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho
Profissionais de saúde
Saúde do trabalhador
Hospital
Questionários
Data do documento: 2013
Resumo: Introdução: A Qualidade de vida (QV) é um tema complexo e bastante discutido na literatura sendo definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a “percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. O ambiente hospitalar é apontado para os profissionais de saúde como insalubre e estressante, expondo-os a diversos fatores físicos e mentais, por isso, necessitam e tem direito a uma QV que visa garantir o seu bem estar. É necessário, também, que se promova saúde, dando condições, orientação e treinamento para que esses profissionais possam desempenhar suas atividades, sem que esta lhe cause qualquer dano. Este trabalho tem como objetivo sistematizar o conhecimento a respeito da QV dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada com acesso à base de dados Medline e à biblioteca virtual Pubmed. A busca foi limitada a estudos publicados no período compreendido entre 2009 a outubro de 2013, compreendendo apenas artigos que abordassem a QV dos profissionais de saúde no ambiente hospitalar. Foram excluídos artigos que relatassem à QV fora do contexto hospitalar, ou que abordassem a QV de acadêmicos e aqueles associados a patologias. Cinco artigos julgados relevantes localizados antes do período definido como critério de inclusão. Resultados: Após análise dos critérios, selecionou-se 13 artigos, sendo dez na língua portuguesa, um na língua inglesa e dois em espanhol que preencheram os critérios inicialmente propostos e lidos na íntegra. Conclusão: Os estudos demonstram que os fatores físicos e mentais possuem impactos diretos na QV dos profissionais de saúde no âmbito hospitalar, causando diversos danos a sua saúde e apresentando-se de forma negativa no desempenho de suas atividades diárias.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/449
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade de Vida dos Profissionais de Saúde em Ambiente Hospitalar.pdf341,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.